Como colocar o site no Google News

Como colocar o site no Google News

Se chegou aqui é por que quer saber Como colocar o site no Google News, então nós da Otimização de sites BH separamos para você, os meios para fazer com que seu site apareça no Google Noticias!

O Google News, também conhecido como Google Notícias, é uma ferramenta que filtra as notícias através de um algoritmo e as organiza conforme a busca do usuário.Portanto ele permite que o leitor pesquise por várias notícias sobre um assunto e tenha acesso a diversos sites diferentes sobre o assunto em questão.

Então apesar de ser uma ferramenta voltada para tornar as notícias acessíveis aos leitores, oferecendo uma boa experiência para quem procura por informações atuais sobre um determinado tema, o Google News não serve apenas para portais de notícias. Na verdade, todo site ou blog que publique informações relevantes e atuais sobre algum assunto podem aparecer na plataforma. Entretanto, se sua página for voltada para vender um produto ou serviço, não é possível entrar no Google Notícias, pois a ideia é deixar o leitor informado, ou seja, a plataforma de notícias prioriza conteúdo jornalístico e não publicitário.

O Google News tem a função de facilitar a vida de quem navega em busca de informações. Mas dentre as funcionalidades da ferramenta, o leitor tem a opção de personalizar sua busca, podendo configurar para receber notificações sobre as últimas notícias de um determinado tema. Então por exemplo, um profissional de marketing pode receber notificações sempre que surgirem novas notícias sobre esse assunto.

Como o Google Notícias funciona

O Google News funciona através de uma programação do robô do Google (Googlebot) que o faz encontrar as principais notícias ou conteúdos informativos em diferentes sites para apresentar como resultado das mais diversas buscas dos leitores. Dessa forma, basta o leitor clicar na aba “Notícias” para que acesse, de forma fácil e rápida, somente as notícias relacionadas como resultado da busca realizada.

Para começar a divulgar notícias do seu site no Google News é simples, basta seguir alguns passos.

Primeiramente, o seu site precisa ter um formato e layout que sejam fáceis para o robô do Google identificar as páginas de notícias, utilizando URL’s fixas e com acesso fácil para o Google, incluindo o arquivo robots.txt.

Para facilitar essa identificação das notícias feita pelo Google é importante que cada notícia que você insira no seu site tenha uma página exclusiva para ela, assim o Google consegue identificar essa notícia com maior facilidade. Além disso, a URL de cada notícia deve ter um número de três ou mais dígitos.

Outra dica super importante para garantir a inclusão das notícias do seu site no Google Notícias é que as mesmas tenham suas páginas otimizadas e que os usuários possam ler a notícia inteira apenas clicando na mesma, evitando chamadas como “confira aqui a notícia completa.”

Mas por fim, é importante que, nas notícias que você publicar no seu site, você mostre a autoria de cada uma delas. Isso pode ser feito criando um perfil do autor no final de cada notícia com uma foto e uma breve descrição. Além disso, as notícias devem apresentar a data e hora da publicação, incluindo a data e hora da última alteração que for feita.

Como fazer para o meu site aparecer no Google News

Para fazer o seu site aparecer no Google News você precisa seguir alguns passos antes de solicitar a aprovação do Google. Confira os três passos abaixo:

Antes de começar o processo de configuração, conheça nosso curso de SEO completo!

1. Criar um sitemap de notícias para o seu site

O primeiro passo para fazer o seu site aparecer no Google Notícias é criar um sitemap específico de notícias para ele e submeter no Google Webmaster Tools. Então é importante lembrar que, nesse sitemap você deve incluir apenas as notícias publicadas a menos de dois dias. Afinal, ninguém vai ler uma notícia antiga!

Então se você ainda não sabe o que é um sitemap, ele nada mais é do que um arquivo do seu site, em xml, que auxilia o Google a identificar todas as páginas do seu site e localizar facilmente as informações.

Parece difícil, mas o Google facilita a nossa vida disponibilizando as orientações necessárias para criar o sitemap do Google News. Basicamente, o sitemap de notícias do seu site deve seguir esse padrão:

 <?xml version=”1.0? encoding=”UTF-8??>
<urlset xmlns=”http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9?
xmlns:news=”http://www.google.com/schemas/sitemap-news/0.9?>
<url>
<loc>http://www.sitedenoticias.com.br/categoria/titulo-da-noticia-12345</loc>
<news:news>
<news:publication>
<news:name>Nome do site de notícias</news:name>
<news:language>pt</news:language>
</news:publication>
<news:publication_date>2011-01-15</news:publication_date>
<news:title>Título da notícia</news:title>
<news:keywords>palavra1, palavra2, palavra3</news:keywords>
</news:news>
</url>
</urlset>

2. Cadastrar o sitemap no Google Search Console (Webmaster Tools)

Depois de criar o sitemap do Google News para o seu site, você deve cadastrar esse arquivo no Google Webmaster Tools. Para isso, você precisa usar uma conta do Google. Então após isso, tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Google Webmaster Tools e fazer login na ferramenta. Depois disso, basta clicar em “adicionar um site” e inserir a URL da home do seu site.

Então o Google Notícias oferece uma série de categorias para as notícias. Portanto, sua notícia precisa se encaixar em alguma dessas categorias:

  • Artes/Entretenimento
  • Negócios
  • Educação
  • Saúde
  • Humor
  • Lei e Ordem
  • Estilo de Vida/Lazer
  • Local
  • País
  • Editorial
  • Política
  • Religião
  • Ciência/Meio Ambiente
  • Esportes e Jogos
  • Tecnologia
  • Curiosidades
  • Internacional

3. Realizar o cadastro no Google News

O último passo que você deve seguir para fazer o seu site aparecer no Google News é, justamente, realizar o cadastro na plataforma. Mas para isso, é preciso se atentar com alguns pontos.

Então se o seu site atende a todas as exigências do Google que enumeramos nesse artigo, basta solicitar a inclusão do seu site na plataforma. Você pode fazer isso de forma rápida e fácil, basta preencher o formulário de cadastro do Google Notícias. Após isso, você verá a mensagem “Pedido de inclusão enviado”.

Feito isso, o Google News dá um prazo de até três semanas para avaliar sua solicitação e incluir o seu site no banco de dados. Então por isso, é muito importante garantir que todos os requisitos foram atendidos para não perder tempo com possíveis reprovações.

Portanto você poderá acompanhar o status da sua solicitação acessando a Central do Editor do Google News. Lá você poderá ver se seu site foi aprovado ou rejeitado. Então se for aprovado, você verá a mensagem “Incluído” e se for rejeitado, você verá a mensagem “Análise concluída: site rejeitado”.

Diretrizes do Google News

Então chegamos em um momento do artigo destinado a revisar as diretrizes do Google Notícias, tanto as diretrizes gerais como as diretrizes técnicas, a fim de garantir que você esteja com os requisitos na ponta da língua para fazer o seu site aparecer no Google News.

Diretrizes Gerais

  • Escreva notícias sobre eventos recentes;
  • Compartilhe conteúdo original;
  • Seja responsável e transparente;
  • Não faça declarações falsas sobre você nem sobre seus objetivos;
  • Limite os anúncios;
  • Escreva notícias, nada sobre seus produtos;
  • Faça um site fácil de usar.

Diretrizes Técnicas

  • URL fixos e exclusivos para as notícias;
  • Links para notícias em HTML, o Google não rastreia JavaScript;
  • Formato de artigos não pode ser em PDF, apenas em HTML;
  • Robots.txt precisa ser facilmente acessado pelo Googlebot-news;
  • Não é possível incluir conteúdo multimídia.

Portanto, lembre-se de revisar as diretrizes exigidas pelo Google News e de garantir que o seu site esteja bem estruturado para garantir um bom posicionamento na SERP (página de resultados de pesquisa). Para te ajudar com essas ações, é importante trabalhar um projeto de SEO bem estruturado e definido de acordo com os seus objetivos de marketing.

Como aumentar o tráfego com o Google News

O primeiro passo para aumentar o tráfego é produzir um conteúdo bem desenvolvido para o seu site. Isso porque, quando você tem um conteúdo bem desenvolvido no seu site, os buscadores dão destaque e melhor posicionamento nos resultados de busca.

É claro que, quanto mais o seu site apresentar conteúdo relevante para os leitores, melhores serão os seus resultados, por isso, é muito importante conhecer o seu leitor e desenvolver conteúdos relevantes para ele.

Um ponto importantíssimo para garantir que os resultados do seu site melhorem com o Google Notícias é manter o conteúdo do seu site sempre atualizado. Além disso, as notícias do Google News podem aparecer nos resultados de busca integradas aos demais resultados, e isso pode aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Veja também:

Então na verdade, não existe uma “receita de bolo” de como conseguir tráfego orgânico com o Google News. Entretanto, listamos algumas ações que podem te ajudar com isso:

Escreva notícias originais: o seu site precisa ser uma fonte confiável de notícias para que o Google News o inclua nos resultados de busca.

Crie notícias objetivas: as notícias do seu site devem atrair os leitores. Quando apresenta notícias objetivas, você aumenta o alcance dessas notícias.

Escreva notícias frequentemente: isso vai te ajudar a aumentar seu volume de acessos, além de manter seu site sempre atualizado.

Então Construa popularidade e autoridade para o seu site: para isso, um projeto de SEO é fundamental, pois vai te ajudar a dar os primeiros passos para que o seu site comece a conquistar popularidade e, aos poucos, construir autoridade. Então esse é um processo a longo prazo, que deve ser bem estruturado desde o início, por isso é muito importante ter um bom projeto de SEO. Portanto faça uma consultoria de SEO com a MZclick para garantir um projeto de SEO eficaz para o seu site.

TAGS: Como colocar o site no Google News, Como colocar o site no Google News-Como colocar o site no Google News

Via: mzclick