Google Maps vai mudar! App anuncia novidades! Veja como fica!

Google Maps vai mudar! App anuncia novidades! Veja como fica!

O Google apresentou novidades para o Maps durante o congresso Google I/O, nos Estados Unidos. O aplicativo promete ficar mais inteligente com ajuda de realidade aumentada, indicando trajetos com a ajuda da câmera do celular. Outra promessa está nas recomendações, com dicas personalizadas, incluindo atividades ao ar livre próximas ao usuário.

Otimização de Sites para Engenharias – Especialistas em SEO Engenheiros!

Segundo o Google, os recursos serão liberados para todos os usuários de Android e iPhone (iOS) “nos próximos meses”. Confira, a seguir, os detalhes da próxima versão do Google Maps.

Google reserva várias novidades ao Maps para os próximos meses (Foto: Reprodução/Google)

Google reserva várias novidades ao Maps para os próximos meses (Foto: Reprodução/Google)

Realidade aumentada

A realidade aumentada do Google Maps é um dos recursos mais aguardados. A empresa demonstrou como usuários poderão apontar o celular para a rua e saber, em tempo real, qual direção tomar baseando-se na imagem capturada pela câmera. Nesse modo de visualização, o app ainda aproveita para mostrar indicações de restaurantes, Imobiliárias em Lagoa Santa e outros locais importantes à vista.

O Google diz usar uma combinação entre câmera, GPS e o recurso de Street View para criar a experiência. A tecnologia se chama VPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Visual), e é capaz de estimar posição e orientação do usuário de forma mais precisa, com acompanhamento de imagens.

Aba “Para você”

Boa parte das mudanças do Maps está concentrada na nova aba “Para você”. O aplicativo promete ficar mais pessoal, com recomendações de lugares para conhecer, listas para seguir e uma série de informações provenientes de sites especializados, como seleções dos melhores restaurantes das redondezas.

O Google diz que será possível, por exemplo, seguir um bairro ou um tipo de comida e obter recomendações automatizadas, de acordo com o seu gosto pessoal. Em uma viagem, o usuário poderá criar uma espécie de acompanhamento de locais a conhecer, riscando da lista o que já foi visitado.

Locais com match

Dentro da aba “Para você”, o destaque é a função match, que leva em conta as preferências do usuário na hora de recomendar estabelecimentos. O Google mencionou que nem sempre restaurantes que têm a mesma nota de reviews são indicados para as mesmas pessoas. A ideia é que, como acontece em apps de relacionamento, o Maps mostre periodicamente uma recomendação de local de acordo com os seus gostos e preferências.

Restaurantes, bares e outros estabelecimentos terão um selo com um percentual de “Match” de acordo com o histórico de reviews e outros atributos do usuário. Portanto, um estabelecimento com nota máxima poderá, dependendo das circunstâncias, não ser recomendado para você.

Google Maps irá mostrar locais com Match de acordo com gostos do usuário (Foto: Divulgação/Google)

Novo menu “Explorar”

Com um deslize vertical no menu Explorar, o Maps exibe um novo feed com informações relevantes sobre locais e atividades que acontecem ao redor. A seção traz design reformulado e mais informações úteis do que a versão atual do app.

Como uma rede social, o Maps também promete exibir locais em que pessoas se reúnem com frequência para praticar atividades físicas, por exemplo, entre outros eventos que ocorrem fora de estabelecimentos comerciais.

Votação em grupo

A prova de que o Maps está mais social é a função de votar, que permite selecionar locais e convertê-los em uma enquete online para submeter aos amigos. Será possível, por exemplo, marcar bares para o próximo happy hour, reunir todos os itens em uma página personalizada e, depois, enviar um link via WhatsApp para saber a opinião dos colegas. O método se parece com o compartilhamento de mídias do Google Fotos.

Via: techtudo