Otimização de Sites para Delivery e Ifood

A otimização de sites para Delivery e Ifood faz com que a empresa tenha mais destaque, evidência e relevância nas buscas do Google.

O delivery está em alta devido a pandemia, a comodidade de receber produtos em casa ou na empresa fizeram as buscas explodirem nos últimos meses.

O delivery de compras em geral teve um aumento de quase 60%, sendo 15% de alta no faturamento em alimentos e saúde. Segundo do presidente da Abrasel, estima que o delivery de comida se estabilize em torno de 30%.

O delivery de comida é um excelente investindo, a Otimização de Sites para Delivery e Ifood é fundamental para aprimorar cada vez mais as estratégias de marketing digital para o delivery,

Qual a diferença entre Marketing Digital para Delivery e Ifood X Marketing de Conteúdo para Delivery e Ifood?

Com o marketing digital é possível promover o produto e também a marca por meio da gestão de redes sociais.

O marketing digital é um conjunto de ações estratégicas elaboradas por meios de soluções digitais inteligentes para atrair e aumentar sempre o engajamento com os clientes.

Contudo o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como objetivo conquistar e engajar o público por meio de conteúdos de qualidade. Os conteúdos em si não falaram da marca de forma direta, mas irá trazer soluções para o problema do cliente, conduzindo todo o processo pelo Funil de Vendas.

Com marketing de conteúdo não é feito simplesmente uma venda, agrega-se valor a marca, assim, as pessoas terão visão positiva do negócio, como um todo.

Portanto, o marketing digital atrelado a otimização de Sites para Delivery e Ifood irão atrair clientes para o estabelecimento e visitantes para o site ou loja virtual.

Quais são os canais mais influentes e Poderosos de Otimização de Sites para Delivery e Ifood e Marketing?

O primeiro passo para adotar o marketing para delivery é conhecer onde os clientes estão, como interagem com as marcas, como prendem a atenção e como reagem em todo processo. Após identificar os canais digitais deve-se aprender o funcionamento das ferramentas.

Por isso, para te ajudar separamos alguns canais super relevantes do momento:

  • Facebook: é uma das redes mais populares do mundo, com cerca de 127 milhões de brasileiros conectados;
  • Instagram: ganhou popularidade com cerca de 1 bilhão de usuários, sendo reconhecida pelo seu alto nível de engajamento;
  • WhatsApp: faz parte do dia a dia de muitas pessoas, com cerca de 2 bilhões de usuários.
  • Site: ter um site próprio é essencial para qualquer negócio, pois será um ponto de referência para o potenciais clientes, além disso, é possível criar um blog para aumentar sua credibilidade e clientes;
  • Delivery online: um delivery próprio é ideal para fidelizar o cliente, além de facilitar a gestão do sue negócio.
marketing para delivery

Como criar estratégias de Marketing para Delivery e Otimização de Sites para Delivery e Ifood?

Tenha em mente que ter um delivery não é só levar a comida até o cliente, inclui mostrar ao cliente que a marca existe e tem bastante coisas boas para oferecer. Atualmente, as ferramentas mais usadas para divulgar um delivery são as redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Afinal, são milhões de usuários presente nessas redes sociais e com certeza o cliente ideal está entre esses usuários buscando por produtos e serviços a todo momento.

Como criar Conteúdos nas Redes Sociais voltado para otimização de Sites para Delivery e Ifood?

Por meio do Facebook e Instagram é possível criar grande interação com os clientes.

Por isso, insira sempre conteúdos do interesse do cliente, como:

  • Mostre o preparo dos pratos: antes gostam de se sentir intima e conhecer os processos dentro do seu estabelecimento, é uma boa maneira de criar um vínculo;
  • Poste fotos atraentes dos alimentos: cliente precisa desejar saborear sua comida;
  • Expõe aos clientes todos os benefícios do seu produto ou do seu negócio: por exemplo, o açaí é rico em nutrientes, você tem um incrível ou sua entrega é rápida, tudo isso é vantagem para o cliente;
  • Defina seu Diferencial: pizzarias existem várias, mas por que o cliente irá optar pelo a sua?

Portanto, procure estratégias de acordo com seu segmento para atrair o seu consumidor.

Divulgue os meios de Vendas do seu Delivery

É comum, que os estabelecimento tenha um delivery próprio e esteja presente em marketplace como iFood, Uber Eats e Delivery Much. Para atrair o cliente é preciso ter condições de realizar um bom atendimento.

Visto isto, um sistema de delivery será seu braço direto para receber os maiores números de pedidos possível, sem desapontar nenhum cliente. Com um sistema eficiente será possível proporcionar um atendimento e ainda otimizar os processos, pensando nisso, indicamos o GrandChef Delivery 2.0.

O GrandChef Delivery 2.0 é uma versão online que proporcionará a gestão do seu negócio completo.

Visão geral do Delivery Otimização de Sites para Delivery e Ifood:

As principais funcionalidades do GrandChef Delivery 2.0 são:

  • Cardápio Online: onde o cliente efetua os pedidos;
  • Agendamento de pedidos: é possível agendar pedidos e datas e horários específicos;
  • Cupom de desconto (Vouchers): as promoções são personalizada de acordo com suas necessidades;
  • Avaliação do pedidos: por meio do feedback do cliente irá descobri se o seu estabelecimento é um sucesso;
  • Acompanhamento dos pedidos: o cliente consegue acompanhar cada passo do pedido, se está em preparo ou saiu para entrega, por exemplo;
  • Impressão automática na cozinha: o intervalo entre pedidos é curto e com pedido sendo enviado automaticamente na cozinha, você ganhará tempo;
  • Dashboard: veja todas suas vendas como produtos mais vendidos ou quais são clientes que estão sendo atendido de qualquer lugar.

Contudo, teste gratuitamente o mais novo, fácil, moderno e seguro sistema de delivery.

Após ter o sistema, incentive que o cliente efetue compre direto no seu delivery próprio, visto que, na marketplace o nível de concorrência é alto.

Então, ensine nas suas redes sociais como o cliente pode efetuar o pedido e o link de acesso ao delivery, mostre que está disposto a ajudar.

Disponibilize promoções aos clientes para otimização de Sites para Delivery e Ifood

Os clientes até você mesmo como consumidor adora economizar.

Assim, disponibilize as famosas promoções que atraí vários olhares.

Análise sua clientela na hora de criar uma promoção, em delivery costuma funcionar bem cupom de desconto e entrega grátis.

Por exemplo, o cupom de desconto de 15% a partir de determinado valor, isto faz com o cliente chame até os colegas de trabalho para efetuar o pedido, aumentando seus números de clientes.

Já o frete de entrega é visto pelo consumidor um gasto desnecessário, por isso, a entrega grátis tem o poder de mudar a decisão do cliente. Talvez ele nem ia pedir o pizza mais lhe deu preferência pelo frete gratuito já que outra lanchonete não tem esse diferencial.

Portanto, todas as ações promocionais deve estar aliada com o marketing para delivery, afinal, os clientes precisam ter consciência das vantagens em comprar com você.

Venda pelo WhatsApp com Otimização de Sites para Delivery e Ifood

O WhatsApp pode ser uma boa saída para manter as vendas em seu negócio. Com o delivery próprio você consegue otimizar o atendimento com o cliente, além disso, é possível se manter próximo do cliente e compartilha promoções exclusivas. Logo, todas as divulgações devem ser pensada de acordo com seu público, conheça o melhor e aprenda a melhor forma de se comunicar.

E, se você trabalha no setor de alimentação, sabe como ninguém a importância de garantir sua fatia do mercado

Não existe uma receita pronta, mas alguns ingredientes são indispensáveis para garantir que o seu negócio seja um sucesso.

Então, além de apostar em dicas para aproximar o seu público e melhorar o desempenho das vendas, é necessário trabalho, estudo e dedicação para investir nas estratégias certas.

Mas qual é o melhor caminho para aumentar o faturamento do seu negócio? Selecionamos abaixo 10 estratégias para inspirar você a investir em Otimização de Sites. Confira:

1. Quais são os canais mais poderosos de Otimização de Sites para Delivery e Ifood?

Este deve ser o seu ponto de partida. Sua compreensão deve ir além da mecânica do canal: é preciso saber onde os seus clientes estão, como eles interagem com as marcas e o que chama a sua atenção.

Com este conhecimento em mãos você conseguirá economizar tempo, esforços e investimentos em canais que não trarão retorno ou que não fazem sentido para o seu nicho.

Mas para começar, você deve apostar em:

a) Facebook: a rede é uma das mais populares do mundo. Cerca de 127 milhões de brasileiros estão na rede e a acessam ao menos uma vez por semana.

b) Instagram: o app ganhou popularidade nos últimos anos e é reconhecida com a rede social com maior engajamento.

c) Site: ter um site próprio é essencial para qualquer negócio, pois além de ter um local seu para receber seus clientes é possível criar um blog e falar sobre o assunto do seu negócio, aumentando sua credibilidade e clientes. (vamos falar mais abaixo)

d) Delivery online: as pessoas buscam cada vez mais por comodidade, segurança e praticidade. Segundo dados do Sebrae, estabelecimentos com delivery tem um ganho 3X maior.

2. Como manter o site atualizado para Otimização de Sites para Delivery e Ifood?

No ramo da alimentação, já se foi o tempo em que possuir um site podia ser considerado um diferencial.

Atualmente, além das informações básicas do restaurante, é possível inferir muito da qualidade do estabelecimento pela forma como ele se posiciona online.

Se o site é mal planejado, mal organizado, não passa por atualizações nem transmite o esforço para encantar o cliente, será que vale mesmo a pena dar uma chance ao restaurante?

Além disso, a plataforma deve ser 100% responsiva (ou seja, que se adapta a tela de celulares), já que o celular já se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil segundo pesquisa produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br).

3. Invista em Chatbots para Otimização de Sites para Delivery e Ifood

Você provavelmente já interage com muitos deles diariamente, mesmo que não se dê por conta.

Os chatbots são softwares que atuam como assistentes virtuais e se comunicam com os usuários para lhes dar assistência durante a navegação.

Eles permitem uma experiência mais personalizada e, quando seu uso é pensado estrategicamente, podem fornecer um grande diferencial na busca e retenção de clientes.

4. Produza bons conteúdos para Otimização de Sites para Delivery e Ifood

O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, assim como a qualidade do que é produzido e divulgado.

Logo, aposte em conteúdos originais e específicos para o seu nicho de mercado.

Ter um blog é estratégico, pois além de afirmar sua autoridade, bons conteúdos ajudam seus canais a terem um melhor posicionamento em mecanismos de busca.

5. Faça vídeos para Otimização de Sites para Delivery e Ifood

Criar e compartilhar vídeos nunca foi tão fácil. E o consumo deste tipo de conteúdo vem crescendo a cada ano: no Brasil, o aumento foi de 135% nos últimos 4 anos.

Se o seu restaurante ainda não está tirando proveito disso, é hora de colocar esta estratégia em prática.

Para o segmento de alimentação, os vídeos de bastidores que retratem o dia a dia do estabelecimento e o preparo dos pratos são uma aposta certeira para estreitar o relacionamento dos clientes com a marca.

Quanto mais amamos um assunto, mais conteúdo gostamos de consumir sobre ele. Aproveite esta oportunidade para expor princípios e valores que constituem a marca e a fazem ser única.

Também invista em lançamentos ao vivo. Eles são um ótimo recurso para medir o interesse dos consumidores por determinado assunto e para convidá-los a interagir.

Para aumentar o alcance deste tipo de estratégia, vale buscar parcerias com influenciadores digitais (leia mais a seguir).


6. Influenciadores de comida/ Food bloggers

Os influenciadores digitais são usuários de mídias sociais que adquiriram credibilidade em uma indústria específica – no caso do setor de alimentação, eles são conhecidos como food bloggers.

Eles possuem muitos seguidores, um alcance expressivo de seus conteúdos publicados e um grande poder de persuasão sobre sua audiência.

Em uma sociedade onde temos cada vez mais opções de produtos e serviços, boa parte dos consumidores acaba recorrendo às sugestões dos influenciadores digitais para a tomada de decisões.

Se você planeja lançar um prato novo, quer aumentar o movimento em seu restaurante, deseja atingir um público específico ou mesmo dar o pontapé inicial do seu negócio em mídias sociais, pode ser o momento certo para chamar um influenciador para visitar o seu estabelecimento.

7. Fique atento às avaliações online do seu negócio

A busca por recomendações online de produtos e serviços já faz parte da realidade de muitos consumidores.

Por isso, não deixe de acompanhar o que seus clientes falam sobre o seu estabelecimento na web.

Isso pode impactar diretamente na forma como as pessoas percebem a sua marca e influenciar a decisão delas sobre escolher ou não o seu restaurante.

Um ponto essencial é: responda todos os comentários e não meça esforços para transformar as avaliações negativas em positivas.


8. Tenha programas de fidelidade

Esta é uma estratégia antiga e muito eficaz no ambiente offline para quem deseja recompensar seus clientes mais fiéis.

Além disso, é uma ótima alternativa para movimentar seu restaurante em períodos de baixa.

Leve esta estratégia para o ambiente digital através de programas de membros, cupons online e programas de pontos. Aproveite para incentivar seus clientes a avaliarem o seu restaurante.


9. Faça promoções focadas em otimização de Sites para Delivery e Ifood.

Promoções são sempre um meio de atrair novos clientes e aumentar as vendas em um determinado período. Invista em promoções online que, além de possuírem um grande alcance e baixo custo, ajudam a movimentar as mídias sociais e reforçar o relacionamento com os atuais clientes.


10. Integre o seu restaurante a plataformas de delivery online de comida.

Um meio altamente eficaz para atender sua clientela online, mesmo sem possuir um site ou um serviço de e-commerce para restaurantes, é integrar o seu estabelecimento a aplicativos e sites de delivery online de comida. Além de serem responsáveis pela logística de entrega, estas plataformas ajudam a trazer mais visibilidade para o seu negócio.

Via: grandchef / deliverymuch