Otimização de Sites para Marmorarias! Dicas de como fazer!

Otimização de Sites para Marmorarias! Dicas de como fazer!

Otimização de Sites para Marmorarias é o processo de marketing digital e otimização do site nos mecanismos de pesquisa (SEO) que visa afetar a visibilidade de um site ou página da Web nos resultados não pagos geralmente chamados de resultados “naturais”, “orgânicos” ou “conquistados”.

  • Então, a Otimização de Sites para Marmorarias geram visitações e tráfego com palavras chaves tipo Diversão & Humor vindas de centenas de buscadores nacionais e internacionais;
  • Produzimos infográficos, imagens, gráficos e tabelas próprias para sites de Marmorarias
  • Desenvolvemos estudos, pesquisas e relatórios e remova links prejudiciais dos sites de Marmorarias;
  • Criamos Conteúdo e Palavras Chave Relevantes para Marmorarias
  • Desenvolvemos conteúdo melhor do que dos concorrentes;

Qual o procedimento para abrir uma Marmorarias?

Segundo o site (Maqfort), para abrir uma Marmorarias o requerente deverá ficar atento a alguns pontos, são eles:

1. Conheça o mercado de mármores

Você sabia que o Brasil é 4º maior produtor de pedras naturais do mundo, sendo que é o 7º maior produtor mundial de rochas?! A gente exporta muito e também usa aqui dentro esses produtos, principalmente na construção civil.

Esse dado é animador para quem quer investir na área, mas você precisa ter um olhar ainda mais cuidadoso para a sua região. Existem concorrentes por aí? Como está a construção?

É esse olhar atento que vai permitir que você se planeje de forma a ter êxito com a sua marmoraria.

2. Faça um planejamento para abrir


O planejamento é a segunda parte. Tudo que você analisou precisa ir para o papel. Por exemplo: Quais produtos as pessoas por aí estão procurando mais de mármore? O que não tem muito? O que pode ser feito diferente?

A partir daí você vai saber quanto tem para investir, os produtos que pretende fazer, os clientes que precisa captar, a estrutura que terá que montar, os equipamentos, como vai divulgar… tudo!

Com tudo isso em mãos fica mais fácil manter o negócio organizado e até evitar alguns erros e prejuízos. Por isso leve essa etapa à sério e gaste o tempo que precisar com isso.

3. Legalize sua marmoraria


Dependendo do município, para montar uma marmoraria é preciso ter licença do Meio Ambiente, além da Prefeitura. Então um dos primeiros passos é ir verificar quais são as exigências legais para o seu funcionamento dentro da lei, sem esquecer da parte de abertura do CNPJ.

O ideal é contar com ajuda profissional nesse caso, aí não corre o risco de deixar passar algo importante.

4. Local para montar uma marmoraria


Por se tratar de um negócio com entrada e saída de produtos grandes e pesados, sem falar dos resíduos que acabam saindo com o tratamento das pedras, é muito importante que a marmoraria não fique em região residencial ou muito próximo do centro.

O correto é procurar por áreas que sejam mais distantes do centro, que não atrapalhe o fluxo de carros e não cause nenhum prejuízo aos vizinhos.

Outra coisa que você precisa avaliar é a questão da disponibilidade de água e o tratamento do esgoto. Trabalho com mármore utiliza muita água e é importante que ela seja descartada de forma adequada e não fique em falta – senão o seu negócio vai sofrer.

5. Monte a estrutura de trabalho


A estrutura da marmoraria em si é simples: área de produção, área administrativa, depósito de peças prontas e depósito de mármores.

Só que para montá-la da forma correta é preciso entender como funciona o processo produtivo do negócio. A forma como você coloca cada operação pode influenciar na sua produtividade e isso é importante.

Então vamos por partes:

Primeiro: Entenda como funciona o processo produtivo

São três fases da produção do mármore: a extração, a serragem e o beneficiamento (que é o nosso foco aqui).

Quando a chapa de mármore chega na sua empresa, o seu trabalho será dividido em quatro etapas, de acordo com a marmoraria Pedra de Esquina:

  • Polimento ou esmerilhamento;
  • Lustro;
  • Corte;
  • Bisoteamento (que é o acabamento final).

A ideia é que a sua estrutura facilite o trânsito e o serviço feito nessa peça.

Matéria prima

Ela está na entrada e no fundo do galpão e a ideia é agilizar o descarregamento e a produção. Ela fica dos dois lados e deixa o centro livre para trânsito.

Carregamento e descarregamento

O ideal é que se tenha duas vidas distintas para evitar congestionamento de caminhões.

Área de corte

Ainda de acordo com o seu modelo de fluxograma o ideal é que a área de corte fique atrás do estoque de matéria prima.

Área de acabamento

Deve ficar na lateral na área de estoque e deve ser organizada de acordo com o carro chefe da sua produção.

6. Equipamentos para abrir uma marmoraria


São várias as máquinas para uma marmoraria e elas variam de acordo com os serviços que você oferece e até com o produto final que trabalha.

Entre os equipamentos para o seu negócio funcionar estão:

  • Máquina de corte para mármore e granito;
  • Furadeira de bancada;
  • Serra industrial para corte;
  • Serra mármore;
  • Politriz para mármore;
  • Lixadeira.

Não se esqueça também de investir nos equipamentos de proteção individual dos seus funcionários, como capacete, luvas, óculos, protetor auricular e botas.

Outra coisa interessante é se atentar a utilização das máquinas pneumáticas (que utilizam água na operação). Elas dão maior segurança para o processo.

7. Feche parceria com os melhores fornecedores

A maior produção de mármore e granito do Brasil é do Espírito Santo e se você quiser trabalhar com os melhores preços terá que buscar lá um parceiro.

Minha dica é que entre em contato com algumas opções e coloque no papel para ver qual é a que te dá as melhores vantagens.

É preciso analisar os tipos de pedra, os tamanhos, os valores, descontos, a questão da entrega, facilidade de pagamento… Sem falar que é importante ter uma relação de confiança com o fornecedor.

Essa é uma das bases do seu negócio. Tome muito cuidado durante a pesquisa e só feche com alguma empresa depois de analisar racionalmente.

8. Trabalhe com técnicos!


Se o seu objetivo é ganhar dinheiro trabalhando com mármore uma coisa é certa: Suas peças precisam ser perfeitas! Isso só se consegue com experiência e é por isso que você precisa investir em ter os melhores na sua equipe.

A técnica desde a parte do corte é fundamental não só para um produto final bem feito, mas para um processo sem acidentes, sem erros, com tranquilidade.

Então na hora de buscar profissionais verifique se eles já atuam na área e mesmo depois da equipe formada esteja atento a especializações. Invista neles que isso significa investir no seu negócio também.

9. Cuide do setor de vendas e feche parcerias inteligentes


Não adianta ter a melhor estrutura do mundo para fabricar peças lindas de mármores se você não se esforçar na parte de captação de clientes. Você precisa vender!

Acredito que nessa área uma estratégia que funciona bem é a parceria com empresas de decoração, com escritórios de arquitetura e com construtoras. Que tal elas indicarem o seu produto ao cliente e receberem uma comissão por isso? Todo mundo sai ganhando.

Tenha pessoas específicas para cuidar da área comercial do seu negócio e tenha atenção total nisso. É esse setor que faz todo o negócio respirar!

Vale a pena também investir na divulgação por meio das redes sociais (principalmente Instagram), na construção de um blog e no cadastro no Google Negócios. Isso tudo vai ajudar as pessoas a te acharem com facilidade.

10. Investimento para montar uma marmoraria


A estimativa dada pelo Sebrae do Espírito Santo é de que uma marmoraria montada em uma área de 400 m² necessite de um investimento em torno dos R$155 mil. Lembrando que além do dinheiro necessário para abrir o negócio, é preciso estar preparado também para o capital de giro.

Apesar de ser uma boa ideia de valor, a forma correta de saber quanto é preciso investir para abrir sua marmoraria é fazendo um bom planejamento lá no início.