Qual a diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas?

Qual a diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas?
Qual a diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas?

A Diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas, quem trabalha com o Marketing Digital, tem noção da importância de um site rápido, responsivo em qualquer dispositivo. Porém, muitas empresas não acompanharam a mudança de comportamento dos usuários, sendo que estão cada vez mais migrando para o celular quando buscam informações, leem artigos ou comprar produtos.

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Os esforços do buscador para valorizar sites que respondem bem em todas as telas não param, e quem ainda não se adaptou já pode sentir o impacto negativo no ranqueamento.

Mas se você chegou até esse post, talvez já esteja pensando em oferecer uma melhor experiência ao usuário que acessa seu site pelo smartphone e, consequentemente, ganhar pontos com o Google!

Neste post, vamos falar sobre páginas responsivas e Accelerated Mobile Pages (AMP), dois conceitos que estão relacionadas ao acesso por dispositivos móveis.

Você entenderá o que são, suas semelhanças e diferenças e, afinal, qual deles deve usar

O que são páginas responsivas?

Páginas responsivas ou mobile-friendly são “amigáveis” aos dispositivos móveis.

Para evitar esses problemas, o Google indica o uso do design responsivo, que visa oferecer uma experiência de visualização ideal das páginas nos mais diversos dispositivos – desktops, notebooks, tablets, smartphones etc. –, independentemente do tamanho da tela.

Com essa abordagem do design, o layout reage corretamente à largura da janela do navegador, tornando o conteúdo fluido.

No início de 2015, o Google anunciou que o critério mobile-friendly passaria a fazer parte do algoritmo de ranqueamento e as páginas responsivas ganhariam destaque, o que causaria um grande impacto nos resultados da busca em smartphones.

O anúncio foi tão bombástico que muitos o chamaram de Mobilegeddon. Era o aviso do buscador: “você precisa se adaptar, ou suas páginas cairão no ranqueamento”.

E era o susto que muitas empresas precisavam para começar a se mexer.

Como um site pode se tornar mobile-friendly

Para ser considerada mobile-friendly precisa atender aos seguintes critérios:

  • Evitar softwares incompatíveis com dispositivos móveis, como Flash
  • Usar textos legíveis, sem precisar dar zoom com gesto de “pinça”
  • Dimensionar conteúdos e imagens corretamente para o tamanho da tela
  • Posicionar links e botões de modo que possam ser facilmente clicados

Para criar um site mobile-friendly, siga as orientações do Google em seu guia de dispositivos móveis para webmasters.

Além disso, use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis, simples e gratuito, para verificar suas URLs.

O diagnóstico mostra como o robô do Google lê a página e apresenta os erros encontrados. A partir dessas informações, você pode começar a aplicar as melhorias.

O design responsivo é a melhor abordagem para criar layouts compatíveis com dispositivos móveis. Geralmente, plataformas como WordPress, Drupal e Joomla oferecem temas e modelos responsivos – verifique isso antes de adquirir um.

No Google Search Console, você pode conferir relatórios específicos sobre as páginas mobile-friendly, que identificam problemas de usabilidade em dispositivos móveis.

O que são Accelerated Mobile Pages (AMP)

A iniciativa mais recente no sentido de melhorar os resultados da busca e a experiência dos usuários em dispositivos móveis são as Accelerated Mobile Pages (AMP) ou “páginas móveis aceleradas”, em tradução livre.

O AMP Project é uma iniciativa de código aberto para desenvolver páginas de conteúdo estático que carreguem mais rapidamente em dispositivos móveis, melhorando a experiência de busca. Atualmente, elas carregam em menos de 1 segundo e usam 10 vezes menos dados.

O projeto é encabeçado pelo Google, em parceria com empresas de tecnologia e colaboração da comunidade, com o objetivo de construir uma web mobile mais rápida e eficiente.

Portanto nos resultados da busca mobile, as páginas AMP são identificadas com um selo e aparecem atualmente em destaque, acima dos demais links orgânicos.

Experimente, por exemplo, digitar “Hillary Clinton” no seu smartphone. Várias páginas com o selo “AMP” aparecerão em destaque na seção de Notícias Principais.

E se forem compartilhadas em redes como Twitter, LinkedIn e Pinterest, quem acessá-las pelo smartphone também verá um carregamento rápido.

Ao clicar no link, o usuário será direcionado instantaneamente para uma página com visual e navegação super simplificados. Então, por natureza, páginas AMP são também mobile-friendly.

Lançado em outubro de 2015, o projeto começou com portais de notícias e já inclui hoje sites de entretenimento, viagens, receitas etc. Mas no Brasil, esse processo ainda está em evolução.

Principais diferenças entre páginas mobile-friendly e AMP

Embora tenham um mesmo propósito, as páginas mobile-friendly e AMP têm algumas importantes diferenças, que você deve conhecer para estabelecer suas estratégias mobile.

Design vs. Velocidade

Mas as duas iniciativas estão focadas em usabilidade via mobile, mas existe uma diferença clara de foco.

Então as páginas mobile-friendly estão focadas no design, ou seja, em como apresentar o conteúdo de maneira organizada e eficiente em qualquer aparelho.

Já o projeto AMP está focado na velocidade de carregamento, ou seja, em como entregar o conteúdo da forma mais rápida possível para o usuário de dispositivos móveis.

Exibição nos resultados da busca

Então em 2014, o Google anunciou que as páginas mobile-friendly ganhariam um selo nos resultados das buscas feitas em smartphones, avisando aos usuários que aquele link levaria a uma página compatível com dispositivos móveis.

Porém, em agosto de 2016, o Google verificou que 85% dos resultados já atendiam a esse padrão. Então, o buscador retirou a exibição do selo. Elas apresentam nos resultados como qualquer outro link.

Portanto esse mesmo tipo de selo passou a ser usado para as páginas AMP. Nos resultados da busca, além de estarem identificadas, elas podem ainda ser exibidas em modo de carrossel, com uma imagem (se a página estiver configurada para isso com dados estruturados).

Layout da página

As páginas AMP são simples. Elas apresentam o conteúdo em apenas uma coluna, contendo texto, imagens, anúncios e outros poucos elementos. Itens como barras laterais, menus, pop-ups, formulários e comentários não aparecem.

Portanto as possibilidades de mexer no layout são limitadas a algumas customizações, como cores, fontes, logotipo e botões de compartilhamento. Mas o foco, aqui, é a leitura do conteúdo.

Já nas páginas mobile-friendly, você tem liberdade para criar o design que quiser. Além de personalizar cada detalhe do layout, você pode inserir menus, caixa de comentários, formulários etc.

Mas a mentalidade para a criação e o desenvolvimento é a mesma: o ideal para dispositivos móveis é simplificar, entendendo as informações prioritárias para o usuário que acessa seu site pelo celular.

Velocidade de carregamento

Como as páginas mobile-friendly têm muitas funcionalidades, como recursos de estilos e fontes específicas, elas se tornam mais pesadas e lentas, embora ofereçam mais opções de navegação e um visual mais rico ao usuário.

Então já as páginas AMP buscam a simplificação máxima, com foco total no conteúdo, dispensando qualquer refinamento de layout. Por isso, o AMP tornou o carregamento praticamente instantâneo, muito mais rápido do que as páginas mobile-friendly.

Afinal, qual devo usar?

As Accelerated Mobile Pages ainda estão em fase inicial. Recursos estão sendo adicionados aos poucos, depois de muitos testes e melhorias. Por isso, talvez você se depare com algumas limitações, que não atendam às suas necessidades.

O uso ideal das páginas AMP ainda é para conteúdos estáticos, como notícias e blogposts, em que a prioridade é a leitura.

Já para formulários e aplicações personalizadas, o projeto AMP ainda não oferece recursos completos, embora esteja evoluindo nesse sentido.

Páginas mobile-friendly já são uma realidade. Além da necessidade de se adaptar à mudança de comportamento do consumidor, elas são um fator de ranqueamento do Google.

Então, se você ainda não tem, comece criando um site compatível com dispositivos móveis. Depois, crie as versões AMP dessas páginas.

Assim, você irá sempre oferecer uma experiência positiva ao usuário mobile, alavancando seus conteúdos e o tráfego do seu site.

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