SEO local – o que é e como fazer sua empresa ser localizada

O SEO local visa a otimização nos mecanismos de busca levando em consideração a geolocalização (Google Maps, por exemplo) e outros recursos, como as redes sociais, para que o usuário encontre uma solução perto do local em que se encontra.


É cada vez mais comum as pessoas fazerem pesquisas por produtos ou serviços utilizando mecanismos de busca como o Google. Pensando nisso, muitas empresas têm buscado se posicionar para que seus sites sejam localizados e estejam nas primeiras posições.

Uma das alternativas para ajudar a localização das empresas é o SEO (Search Engine Optimization), que consiste na otimização das páginas de um site para alcançar um bom posicionamento orgânico nos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing etc.).

No entanto, em alguns casos há a necessidade do SEO local, pois a geolocalização será fundamental para a sobrevivência da empresa. Isso geralmente acontece com empresas que dependem de estabelecimentos físicos, tais como restaurantes, lojas, consultórios odontológicos e pet shops.

Mas o que é o SEO local?

O SEO local também visa a otimização nos mecanismos de busca, porém leva em consideração a geolocalização (Google Maps, por exemplo) e outros recursos, como as redes sociais, para que o usuário ache uma solução perto do local que ele se encontra.

Já pensou em ter o seu negócio sendo localizado por uma pessoa que fez uma busca em sua cidade?

Você poderá atrair mais público, gerar novas vendas e ter uma presença online mais relevante.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é ajudar os negócios que dependem da geolocalização para sobreviver. Se sua empresa é uma delas, confira a seguir como otimizar o seu site para ter um bom SEO local e tirar vantagens disso.

1. Otimize seu site

Para começar, recomendo que utilize a ferramenta Análise de Sites, que ajudará você a verificar o desempenho do seu site e SEO.

Pensando no posicionamento local, considere realizar as ações abaixo:

  • Criar uma página de contato com endereço e telefone. Inclua todos, caso tenha mais de uma estabelecimento.
  • Tornar possível para dispositivos móveis clicar no número para realizar uma chamada direta. Veja este post do Google: Clicar para chamar.
  • Adicionar um mapa com sua localização.
  • Adicionar depoimentos, pois transmitem relevância social e mais credibilidade.
  • Se o interesse for posicionar para uma cidade específica, inclua no título e na descrição da página o nome da cidade. Por exemplo: Clínica Sorriso, os melhores dentistas de São Paulo.

Não deixe de conferir o artigo Como fazer uma otimização de SEO On-page e melhore seus resultados orgânicos.

2. Produza conteúdo local

A construção de autoridade é fundamental para qualquer negócio.

Crie um blog e desenvolva conteúdos locais que ajudem as pessoas. Não fale sobre o seu produto ou serviço, mas sobre assuntos que sejam relevantes para sua persona, que vão ao encontro de suas dores e necessidades.

Dicas importantes:

  • Utilize o seu domínio para se beneficiar do SEO. Por exemplo: www.seusite.com.br/blog.
  • Inclua nos seus posts o nome de sua cidade e vizinhas, além de termos geralmente utilizados.
  • Inclua notícias e acontecimentos locais, trazendo informações úteis à sua audiência.
  • Patrocine eventos locais, times ou organizações e escreva sobre eles.
  • Entreviste ou convide especialistas locais para escrever em seu blog.

Dica: seja original e produza conteúdo relevante e novo. Não copie publicações na íntegra de outros sites, pois isso poderá comprometer seu SEO devido ao conteúdo duplicado.

Quer saber mais sobre produção de conteúdo local? Recomendo a leitura do post: Como fazer marketing de conteúdo para negócios locais.

3. Crie o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e essencial em uma estratégia de SEO local.

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Ao se cadastrar você irá melhorar seu posicionamento e terá um perfil detalhado sendo apresentado às pessoas que realizarem uma pesquisa:

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O Google Maps também irá apresentar um perfil detalhado e sua localização:

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4. Assuma seus perfis online

O site não é a única alternativa para quem quer ter um posicionamento local. Esteja presente nas principais redes sociais e plataformas de avaliação.

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Segundo o próprio Facebook, são 102 milhões de brasileiros que se conectam na rede todos os meses.

Veja como são apresentadas suas avaliações:

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Google

O Google ainda reina de forma suprema com suas 7,6 bilhões de buscas. Quando relacionamos as pesquisas locais, o 3-pack do Google apresenta os sites e avaliações correspondentes.

Repare esta pesquisa realizada para “dentistas em São Paulo”:

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TripAdivisor

TripAdivisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Possui mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados a viagens.

Veja o formato da avaliação realizada para um hotel:

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Foursquare

Foursquare é um aplicativo que usa as suas informações de geolocalização para ajudar você a descobrir novas experiências de consumo, recomendando lugares interessantes como bares e restaurantes em qualquer parte do mundo.

Possui 60 milhões de usuários cadastrados e destes, mais de 50 milhões realizam atividades mensalmente.

Abaixo a imagem de uma consulta relacionada a “alimentação” para a cidade de São Paulo:

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5. Obtenha avaliações

Quem nunca leu uma avaliação de uma empresa antes de comprar um produto ou contratar um serviço pela internet?

É comum as pessoas lerem as avaliações e analisarem as classificações, sendo um fator decisivo de suas compras.

Se a sua avaliação em algum site é inferior a 4 estrelas (geralmente vai de 1 a 5 estrelas), vale a pena ter atenção. Classificações ruins afastam os consumidores. E a falta de classificações pode não transmitir credibilidade para sua marca.

Um estudo realizado pela Harvard Business School aponta que aumento de sua pontuação em uma estrela pode aumentar em até 10% sua receita.

Estimule seus clientes a realizarem uma avaliação de seu negócio! Mas lembre-se: o que irá motivar é a qualidade de seus produtos/serviços associados a um atendimento de excelência.

Veja que estabelecimentos bem avaliados podem receber destaques nas buscas realizadas:

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6. Faça parceria com blogs locais

É provável que hajam diversos blog relevantes em sua região e que tenham alguma relação com o seu negócio. Receber links destes blogs poderão ajudar a impulsionar o seu SEO local.

Busque parcerias e utilize esse canal de tráfego para aumentar o volume de visitas ao seu site.

O recebimento de links de outros sites é um dos fatores mais importantes de ranking orgânico.

Veja a seguir: O que é link building e como colocar em prática.

Conclusão

Para você que tem um negócio que depende de vendas diretas em seu estabelecimento, o SEO local é fundamental para o alcance de novos usuários locais, tornando sua empresa mais competitiva.

Quer saber o que você precisa para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes?

Via: resultadosdigitais