Otimização de Sites: O que é pesquisa de mercado?

Otimização de Sites: O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um aspecto importante para manter sua estratégia de negócios competitiva. Quanto menos você souber sobre seu mercado-alvo, mais difícil será se conectar com eles. Neste artigo, aprenderemos mais sobre pesquisa de mercado, otimização do seu site, como ela funciona, seus benefícios e o que você pode fazer para começar.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é o processo de coleta de informações sobre um público-alvo: quem são essas pessoas, seus interesses e o que pensam sobre sua empresa. A pesquisa de mercado pode ajudar você a entender melhor o tamanho do seu segmento, suas necessidades atuais e como você pode se conectar melhor com seu público.

Existem muitas maneiras de realizar pesquisas de mercado. Ela pode ser realizada internamente ou por uma agência externa especializada em pesquisa de mercado. As empresas podem escolher entre uma série de técnicas, como grupos focais, questionários com clientes e análise de dados.

Para que serve a pesquisa de mercado?

Normalmente, os profissionais de marketing usam pesquisas de mercado para determinar a viabilidade de um produto ou serviço. As informações coletadas durante a pesquisa podem ser usadas para rastrear hábitos de consumo, a probabilidade de seu público-alvo compartilhar um conteúdo e muito mais.

Por meio de pesquisas de mercado, você pode criar uma melhor experiência do usuário, coletar feedback de qualidade sobre seus produtos ou serviços, melhorar seu atendimento ao cliente e encontrar melhores maneiras de transmitir sua mensagem.

Benefícios da pesquisa de mercado

Saber quem é seu público-alvo é a base para atrair usuários e clientes fiéis. Quanto melhor você entregar sua mensagem, mais fácil será gerar conversões, compartilhamentos, avaliações e muito mais.

Análises e dados podem identificar com o que seu público se importa, mas a pesquisa mostra o porquê.

“Por quê?” é a pergunta mais poderosa no marketing. Ela indica as motivações e necessidades que impulsionam as vendas. É importante entender por que um cliente compra um produto ou serviço específico.

Se você conseguir descobrir “o porquê” de uma pessoa e se conectar emocionalmente com ela, poderá fazer com que ela desenvolva uma forte lealdade à marca.

Por exemplo, pense em refrigerantes populares: Coca-Cola versus Pepsi. Existe realmente muita diferença entre as duas bebidas ou as marcas? Por que as pessoas preferem Coca-Cola à Pepsi, ou o contrário?

A pesquisa de mercado trabalha com dados, não com suposições ou adivinhações. Mesmo que você ache que conhece seu público-alvo, a pesquisa de mercado pode confirmar ou expandir seus palpites sobre seu mercado.

Tipos de pesquisa de mercado

Se você está pronto para fazer uma pesquisa de mercado, um bom ponto por onde começar é considerar que tipo gostaria de realizar. Existem duas categorias importantes de pesquisa de mercado: primária e secundária.

Pesquisa de mercado primária

A pesquisa de mercado primária é a que você realiza por conta própria. Todos os dados ou informações aqui incluídos são gerados por seus próprios esforços e recursos.

Existem dois tipos de dados que você pode coletar:

  • Qualitativos: dados qualitativos referem-se a dados que não são mensuráveis, como gostos, aversões e emoções das pessoas. Entrevistas e grupos de discussão fornecem dados qualitativos. Você provavelmente não usaria um algoritmo ou equação para descobrir esse tipo de dados.
  • Quantitativos: os dados quantitativos são gerados a partir de números, como visualizações de página, resultados de pesquisas e seguidores nas mídias sociais. Você pode coletar e analisar esses dados para produzir tabelas e gráficos.

Tipos de pesquisa primária

Existem quatro tipos principais de pesquisa primária que você pode realizar:

  1. Questionários: os questionários fazem perguntas “sim” ou “não” para coletar dados quantitativos dos entrevistados. Você precisará especificar o tipo de dados que deseja coletar antes de desenvolver as perguntas de sua pesquisa. A boa notícia é que os questionários são fáceis de executar, mas igualmente fáceis de ignorar ou interpretar mal, o que pode levar a resultados ruins.
  2. Entrevistas: entrevistas são uma boa chance de gerar interações individuais com seu público enquanto coleta dados qualitativos. Assim como os questionários, você precisará pensar estrategicamente nas suas perguntas. Quando feitas do jeito certo, as entrevistas oferecem muitos feedbacks, mas geralmente o fator tempo pode ser um problema, assim como a dificuldade de repeti-las.
  3. Grupos focais: com os grupos focais, você pode convidar um número maior de respondentes para uma sessão. Assim como as entrevistas, você pode receber muitos comentários honestos e gerar conversas controladas com seu público. No entanto, os grupos focais exigem mais tempo e recursos para encontrar e se conectar com respondentes de qualidade.
  4. Observação: sessões de observação podem incluir o monitoramento de um usuário enquanto ele interage com seu produto, site ou serviços. Você usará seus próprios olhos para coletar qualquer feedback, então esse tipo de pesquisa realmente depende de sua análise em tempo real. A observação pode gerar exemplos precisos e naturais de como seu público interage com sua empresa. Você precisará selecionar uma grande variedade de participantes para garantir que esteja recebendo feedback preciso.

Pesquisa de mercado secundária

É comumente conhecida como pesquisa existente ou é conduzida por outra pessoa.

Você pode coletar dados de fontes públicas, como relatórios de empresas, agências governamentais e bibliotecas. A maioria das pesquisas secundárias é feita on-line.

Como os dados já estão disponíveis, a pesquisa secundária pode exigir muito menos esforço, tempo e recursos para coletar do que a pesquisa primária. Você terá muito mais fontes para escolher.

No entanto, você precisará garantir que os dados coletados sejam válidos, precisos e confiáveis. Você nem sempre poderá ter acesso às metodologias ou técnicas de sua fonte.

Melhores ferramentas de pesquisa de mercado para iniciantes

Há uma série de ferramentas de pesquisa de mercado disponíveis. Nossa ferramenta Market Explorer pode ser um excelente primeiro passo para iniciantes interessados em gerar dados qualitativos, ou para veteranos interessados em uma nova forma de conduzir suas estratégias de pesquisa de mercado.

A ferramenta Market Explorer apresenta uma visão geral do mercado atual no país selecionado. Você poderá explorar a demografia do público do seus concorrentes, determinar como eles recebem tráfego e estimar sua participação no mercado.

A ferramenta Market Explorer pode oferecer análises competitivas importantes, que podem munir seus esforços de pesquisa de mercado com informação à medida que você evolui.

Os principais insights a serem considerados são:

  • Concorrentes do setor versus concorrentes orgânicos: esse recurso pode ajudar você a identificar os participantes do setor de forma geral ou aqueles que se classificam mais próximos de você organicamente.
  • Estratégia de geração de tráfego: você pode usar esse recurso para mensurar a estratégia de geração de tráfego do seu concorrente por tráfego direto, de referência, de pesquisa, redes sociais e pago.
  • Domínio x Mercado: Público: use este widget para comparar o público demográfico do seu concorrente com o do mercado.
  • Geodistribuição do mercado: aqui, você pode analisar a distribuição global do seu mercado e os principais países que contribuem com tráfego para os sites selecionados.

Principais conclusões

A pesquisa de mercado é fundamental para criar uma estratégia de negócios eficaz. Não importa qual é o seu orçamento, você sempre poderá se beneficiar da realização de algum tipo de pesquisa de mercado.

Não tenha medo de explorar e descobrir mais sobre seu público. Use seus recursos para coletar os dados qualitativos e quantitativos necessários para entender melhor seu mercado e sua posição dentro dele.

Via: www.pt.semrush.com/blog/