Core Web Vitals: conheça a nova atualização de SEO do Google e saiba como se adequar

Core Web Vitals: conheça a nova atualização de SEO do Google e saiba como se adequar

O desenvolvimento de estratégias para melhorar as vendas e experiências dos clientes são metas de diversas marcas. O Core Web Vitals pode ajudar neste processo, com métricas que podem potencializar a qualidade da experiência dos usuários, visando atender – também – os critérios de posicionamento do Google.

O que é Core Web Vitals?

Core Web Vitals consiste em um conjunto de métricas criadas pela plataforma do Google para aprimorar a experiência dos usuários e a qualidade dos conteúdos/páginas entregues durante as pesquisas. 

Ou seja, as técnicas e avaliações feitas pelos algoritmos ajudam a melhorar a navegação dentro dos sites e definem quais serão apontados para os internautas, conforme os padrões de comportamento e potencial de interesse, bem como qual melhor desempenho/usabilidade das páginas na web.

Um dos objetivos deste método é aprimorar a velocidade de carregamento das páginas, um fator que ajuda muito a melhorar a experiência dos usuários com os sites, otimizando o tempo de navegação. 

Outro ponto interessante é que o Core Web Vitals pode ser combinado com outras métricas relacionadas à experiência usadas pelo Google para conseguir melhorar as ações de Marketing da marca, ampliando o alcance das marcas a potenciais clientes.

Vantagens do Core Web Vitals

Os investimentos nesta técnica pode agregar ganhos interessantes para os empreendedores, sendo os principais:

Otimizar a experiência do usuário

Quando os usuários encontram os sites que desejam, e estes têm um carregamento rápido, design responsivo e boa interatividade, eles ficam muito satisfeitos com os resultados de busca, permanecendo mais tempo no site e interagindo com mais qualidade com ele.

Ou seja, esses elementos tornam a experiência inesquecível e otimizada, trazendo mais credibilidade e valor ao acesso e marca.

Melhorar os resultados de SEO do site

O Core Web Vitals é composto por diretrizes criadas pelo Google e, tanto ele como outros mecanismos de busca, utilizam a ferramenta como um dos fatores de ranqueamento de páginas.

Deste modo, adequar o seu site as técnicas contribui com o SEO da página, gerando tráfego orgânico, bem como com uma melhor avaliação por parte dos algoritmos.

Ampliar as taxas de conversão

Um site com excelentes métricas de velocidade prende a atenção do usuário, que não precisa aguardar o carregamento, trazendo ótimos resultados nos processos de pesquisa.

O tempo de carregamento de uma página pode influenciar nas taxas de conversão, no tráfego e até no SEO, elementos importantes na experiência do usuário e para o ranqueamento da página.

Sendo assim, aliar o Core Web Vitals a algumas estratégias de Marketing de Conteúdo, por exemplo, são maneiras de ter um bom posicionamento nos resultados de busca do Google e garantir tanto uma boa avaliação pela plataforma quanto pelos usuários, que serão cativados pelo site e, consequentemente, pelo negócio, ampliando as chances de conversão.

Métricas que o Core Web Vitals analisa

A qualidade na experiência no uso de uma página depende de muitos fatores. Nesse sentido, o Core Web Vitals reúne elementos muito importantes relacionados a esses aspectos do uso e do carregamento das páginas para avaliar os sites que trarão melhores respostas e atenderão melhor às necessidades dos usuários.

Entender melhor cada uma destas métricas pode ajudar os profissionais no momento de incorporar o Core Web Vitals nas páginas de uma empresa e alcançar melhores resultados nas estratégias de marketing digital. São elas:

  1. LCP (Largest Contentful Paint)

Consiste no carregamento das páginas, um dos principais modos de mensurar a velocidade de um site.

Basicamente, o LCP calcula o tempo que a página leva para carregar completamente, considerando também o momento de renderização do maior elemento presente no site.

Para o Google, um bom LCP demora 2,5 segundos ou menos. Se demorar até 4 segundos, a resposta é considerada razoável. 

Páginas que demoram muito tempo para carregar podem ter relação com o bloqueio de renderização, baixo tempo de resposta do servidor ou outras questões, impactando na permanência dos usuários (acarretando em desistências e prejuizos as análises dos algoritmos).

Ativação de cache, otimização do servidor, utilizar CDN (Content Delivery Network) são alguns exemplos de melhorias que podem ser feitas para que o site carregue mais rápido.

FID (First Input Delay)

Métrica que mede a velocidade de resposta da interatividade que o usuário tem com a página, ou seja, tempo que leva de um clique até a mudança de página, por exemplo.

Para oferecer uma boa experiência aos usuários, as páginas devem ter um FID de 100 milissegundos ou menos, pois esse tempo garante que as pessoas não abandonem a página e consigam navegar pelo site com qualidade e rapidez.

Utilizar web worker, melhorar os códigos das páginas e reduzir o tempo de execução do JavaScript são dicas que ajudam a oferecer uma boa experiência.

Unir a métrica do FID com Inbound Marketing pode, ainda, melhorar o tráfego orgânico do site. 

Isso porque conteúdos interessantes são maneiras de aparecer entre os resultados, atrair, converter, vender e encantar os leads (potenciais clientes) aumentando as chances das pessoas procurarem voluntariamente o site.

Além disso, nas estratégias de conteúdo é comum direcionar os usuários a outras páginas que complementam o material – ou levam à página de vendas de um produto relacionado ao texto. 

Sendo assim, é importante que essa transição ocorra rapidamente para agregar valor à experiência e para que o internauta não desista da navegação/compra.

CLS (Cumulative Layout Shift)

Métrica que mede a estabilidade visual das páginas e está relacionada às mudanças que acontecem, como o posicionamento de botões e elementos, redimensionamento de imagens e mudanças de menus em flutuação, algo que se não for bem planejado pode prejudicar a navegação, ocultar informações ou fazer com que os usuários cliquem em locais indesejados.

Anúncios sem tamanho definido ou que redimensionam sozinho são outros exemplos que comprometem a experiência dos usuários e demandam atenção no momento de configurar o layout do site.

Para resolver esses problemas e melhorar a navegação, é possível investir em ações como:

  • Reservar espaços para os conteúdos dinâmicos;
  • Utilizar ferramentas como Twitter Ads para criação de anúncios;
  • Incluir vídeos e imagens com tamanhos pré-estabelecidos;
  • Usar API para carregamento de fontes.

Estes são exemplos de soluções que ajudam a proporcionar boa experiência aos usuários e a adequar a página às diretrizes do Core web vitals, otimizando ainda mais o site.
Desta maneira, apostar nas técnicas do Core Web Vitals é a maneira de tornar o site mais interessante, melhorar a experiência dos usuários e o ranqueamento no Google, além de fortalecer o marketing do seu negócio.