Marketing Digital e Otimização de sites para Confeitarias

Otimização de Sites para Confeitariasé o processo de marketing digital e otimização do site nos mecanismos de pesquisa (SEO) que visa afetar a visibilidade de um site ou página da Web nos resultados não pagos geralmente chamados de resultados “naturais”, “orgânicos” ou “conquistados”.

  • Então, a Otimização de Sites para Confeitarias geram visitações e tráfego com palavras chaves tipo Confeitarias vindas de centenas de buscadores nacionais e internacionais;
  • Produzimos infográficos, imagens, gráficos e tabelas próprias para sites de Confeitarias;
  • Desenvolvemos estudos, pesquisas e relatórios e remova links prejudiciais dos sites de Confeitarias;
  • Criamos Conteúdo e Palavras Chave Relevantes para Confeitarias
  • Desenvolvemos conteúdo melhor do que dos concorrentes;

Qual o procedimento para abrir um Confeitarias?

Segundo o site (NF.E), para abrir um Confeitarias, o requerente deverá ficar atento a alguns pontos, são eles:

Montar uma confeitaria: por onde começar

O setor da gastronomia está cheio de aventureiros. São pessoas que entram no mercado sem o devido preparo e, na maioria dos casos, acabam tendo que fechar as portas. De acordo com o Sebrae, 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado.

Por isso, o primeiro passo para quem quer saber como abrir uma confeitaria é especializar-se. E isso vale tanto para a parte administrativa do seu negócio quanto para suas habilidades culinárias.

Para abrir sua própria confeitaria, é preciso ter conhecer ao menos um pouco sobre estratégias de vendas, gestão financeira e de pessoas, administração e marketing. Além disso, não importa quão bom você seja na cozinha, sempre é possível melhorar e se atualizar em relação às técnicas e tendências da gastronomia.

Uma dica é procurar cursos em instituições como o Senac, o Senai e o Sebrae, que oferecem alternativas interessantes e a curto prazo para quem deseja se profissionalizar para encarar o mercado.

Equipamentos para montar uma confeitaria de forma completa

Boa parte dos investimentos iniciais para abrir uma confeitaria são destinados à compra de equipamentos.

Aqui, é importante ressaltar que, dentro das suas possibilidades financeiras, é preciso investir em itens de qualidade, pois eles são fundamentais para garantir o funcionamento do seu negócio e a qualidade dos produtos que você vai oferecer aos seus clientes.

Os principais equipamentos para montar uma confeitaria são:

  • Bancadas de aço inoxidável
  • Batedeira, liquidificador e mixer
  • Embalagens
  • Estantes e prateleiras
  • Formas, bowls e panelas
  • Forno e fogão
  • Geladeira e freezer
  • Potes para armazenamento
  • Utensílios de cozinha

Dicas essenciais de como abrir uma confeitaria (gastando pouco)

Pesquise e entenda o mercado e o público-alvo

É comum empreendedores decidirem por começar um negócio no setor alimentício entusiasmados com a ideia de que a área é pouco afetada por crises econômicas. Mas, embora seja verdade, é preciso ter em mente que a concorrência no setor é alta. 

O início de qualquer empresa começa por um estudo de mercado. Converse com empreendedores da área e visite confeitarias similares para se inspirar. Veja o que tem dado certo, que ideias têm atraído mais clientes e o que pode ser melhorado nesses estabelecimentos.

Quanto ao público-alvo, procure responder questões como:

  • Em que região da cidade sua confeitaria vai ficar?
  • Quantas confeitarias existem nos arredores?
  • Qual é o perfil dos moradores da região?
  • Qual o poder aquisitivo dessas pessoas?
  • Quais produtos serão ofertados?

Com essas informações em mãos, fica mais fácil saber o quanto precisa investir e como chamar a atenção dos seus clientes em potencial.

Defina uma boa localização

Outro item importante de ser definido é a escolha do local onde ficará a confeitaria. Ele deve estar de acordo com os produtos que serão oferecidos.

Não adianta oferecer produtos muito caros em uma região humilde ou em que circulam muitos estudantes, por exemplo. Nesse sentido, ficar perto de áreas comerciais, com alta circulação de pessoas, costuma ser uma boa opção.

Pesquise os preços para aluguel de imóveis na região e veja se os valores se adequam ao que você pode gastar e à renda que você estima conseguir todos os meses.

Planeje os custos e o investimento necessário

Depois de fazer a pesquisa de mercado, definir um público-alvo e a sua localização, fica mais fácil planejar seus custos e o investimento necessário para começar.

Algumas despesas são mais fáceis de prever, como luz, gás, telefone e internet. Porém, não se esqueça dos valores que devem ser gastos com as mercadorias para compor o estoque inicial e os equipamentos necessários que citamos há pouco.

Além disso, se for o seu caso, é preciso considerar os custos com os funcionários que serão contratados, tais como:

  • Auxiliar de cozinha
  • Balconista
  • Confeiteiro
  • Garçons

Monte seu espaço ideal

Uma confeitaria é formada, basicamente, por área de produção e área de atendimento, que devem ser bem limpas e organizadas. Além disso, é importante contar com um depósito, sanitários para os clientes e para funcionários, além de escritório.

Em relação ao espaço para atendimento, Investir em uma decoração aconchegante é uma boa maneira de torná-lo mais convidativo e atrair os clientes para sua confeitaria.

O estacionamento, apesar de não ser obrigatório, pode ser um bom diferencial, especialmente em regiões difíceis de estacionar, como centros de grandes cidades.

Defina seus fornecedores

Há muitos fornecedores no mercado. Atacado, distribuidores, hipermercados… São muitas as maneiras de adquirir os produtos necessários para sua confeitaria.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa e pedir indicações para encontrar aqueles que estejam de acordo com suas necessidades. Pesquise, faça testes e vá aos poucos definindo seus fornecedores ideais. E jamais se esqueça: utilize produtos de qualidade!

Como garantir que a sua confeitaria seja lucrativa

Agora que você sabe como abrir uma confeitaria, é preciso criar diferenciais que farão você se destacar no mercado. Separamos algumas dicas:

Invista nos seus pontos fortes

Qual é a sua especialidade? Qual é aquela sua receita secreta que mais ninguém sabe? Talvez você saiba fazer bolos e chocolates como ninguém ou criou um docinho novo que mais ninguém tem.

Se você tem um diferencial, invista nele. Transforme-o no carro-chefe da casa e faça com que os clientes queiram conhecê-lo.

Capriche no cardápio

Investir no seu ponto forte é importante, mas é preciso considerar que cada cliente tem um gosto diferente. Por isso, tire um tempo para elaborar um cardápio que consiga combinar clássicos da confeitaria e que todo mundo gosta com suas receitas autorais.

Dependendo do local, talvez valha a pena oferecer outras coisas, como pães, quiches e outros salgados.

Use a internet a seu favor

A internet é, hoje, a principal ferramenta de divulgação. Devido ao seu baixo custo, é particularmente importante para negócios pequenos e que não podem se dar ao luxo de gastar com outros canais de divulgação.

Algumas ações que você pode realizar online para aumentar o alcance da sua confeitaria:

  • Cadastre-se no Google Meu Negócio
  • Crie uma conta no WhatsApp Business
  • Crie um perfil nas principais redes sociais (Facebook e Instagram), poste com frequência e responda a todas as interações que receber
  • Tenha um site e, se puder, um blog

E você, tem alguma dica para quem está pensando em como abrir uma confeitaria com pouco dinheiro?