Marketing Digital para Consultórios de Harmonização Facial

Em nossa sociedade onde a beleza, a estética e a simetria são valorizadas, tem se tornado uma tendência crescente buscar o equilíbrio físico e mental para o alcance da saúde e da beleza. Neste contexto, a demanda por tratamentos cosméticos tem aumentado fortemente nos últimos anos.

Nesse contexto sugiram os procedimentos que ficaram popularmente conhecidos como harmonização facial. Médicos, dentistas e outros profissionais de saúde procuraram se aperfeiçoar e se especializar nas mais modernas técnicas do momento para tratamento de harmonização facial.

Mas após se prepararem através de muito estudo e dedicação vem a grande dúvida: como captar pacientes de harmonização facial? De fato, para captar pacientes de harmonização facial é preciso ter uma boa estratégia de marketing e otimização do seu site.

Se você é um médico, um dentista que busca formas de captar pacientes de harmonização facial, siga os passos abaixo e veja seus resultados de captação de pacientes de harmonização facial serem alavancados:

Defina sua persona

Pessoas que buscam tratamentos de harmonização facial tem motivações muito específicas.

Não é possível captar pacientes de harmonização facial levando-se em conta apenas fatores demográficos (idade, sexo, renda, etc.).

É preciso ir mais a fundo e definir o perfil comportamental dessas pessoas que buscam serviços de harmonização facial. Esse processo é realizado através da criação das suas personas.

A persona é a descrição de uma pessoa real ou do perfil de uma pessoa real com nome, dados pessoais, comportamento social, rotina do dia a dia e principalmente os motivos que fazem uma pessoa buscar os serviços de harmonização facial.

Entenda que você só conseguirá ter um processo de captação de pacientes de harmonização facial efetivo, se entender as motivações das suas personas.

São as dores (emocionais), os desconfortos e os desejos que movem as pessoas a buscarem tratamentos de harmonização facial.

Cutucando a dor para vender a solução

Como você percebeu mais acima, as pessoas que buscam um tratamento de harmonização facial geralmente o fazem por um estado de descontentamento.

Esse descontentamento com algum aspecto da sua aparência atual leva a um estado de tensão.

Essa tensão que na maior parte das vezes gera um desconforto emocional (por exemplo, uma mulher com rugas e olheiras) provoca na pessoa a ação.

Perceba que para captar pacientes de harmonização facial, sua comunicação primeiro deve falar da dor da pessoa. É quase como um reconhecimento do problema que ela já sabe que tem.

Após a demonstração de que você entende o problema está na hora de mostrar a solução e o porque de você ser o profissional mais capaz para resolver aquele problema.

Usando os canais corretos para captação de pacientes de harmonização facial

Pacientes de harmonização facial são extremamente visuais. Eles buscam nos outros aquilo que gostariam de ter em si próprios.

Redes sociais com apelo visual como o Instagram são muito importantes dentro de uma estratégia de marketing para captação de pacientes de harmonização facial.

Mas aqui vai um alerta! Toda comunicação de profissionais de saúde direcionada para captação de pacientes de harmonização facial deve ser realizada por profissionais de marketing competentes, que entendam as restrições impostas pelos conselhos de classe e dos mecanismos de convencimento e de comunicação.

Atendimento de excelência dentro do consultório

Existe todo um processo de trabalho para selecionar, encontrar, despertar o interesse e trazer esse paciente de harmonização facial até seu consultório ou clínica.

Mas a mágica realmente acontece a partir do momento em que o paciente põe os pés no seu consultório.

Esse tipo de paciente busca uma transformação. Ele quer sair de um estado indesejado (lembre-se ele(a) está insatisfeito com algum aspecto) para outro melhor.

Você precisa marcar a experiência de relacionamento com seu consultório desde o primeiro momento.

Perceba que o relacionamento entre paciente e consultório é um jogo de adição ou subtração. A cada interação, cada contato com cada membro da sua equipe, em cada detalhe, desde sua recepção, a sua pontualidade o paciente vai estar avaliando tudo e somando ou subtraindo pontos.

Seres humanos compram com a emoção e justificam suas compras com a razão. Somos muito mais irracionais do que imaginamos.

Quando for negociar o tratamento com o paciente ressalte sempre os aspectos transformacionais que aquela pessoa vai viver após o tratamento.

A sua capacidade de demonstrar como o futuro daquela pessoa será melhor após passar pelo seu tratamento é que vai no final do dia definir seu sucesso na captação de pacientes de harmonização facial.

Analise

É aqui que você vai entender o cenário, os concorrentes, os seus clientes e também o que está acontecendo dentro do seu próprio negócio.

O primeiro passo para colocar em prática aqui é entender quem é o seu público, e existem diversas ferramentas que te ajudam a fazer isso, mas, hoje vamos te ensinar como fazer isso de uma forma bastante simples e direta. Inicialmente, precisaremos criar uma persona que nada mais é que a personificação do seu cliente ideal.

Se você conseguir entender perfeitamente quem é o seu cliente, para quem você vende e porque ele procura você já, temos meio caminho andado.

Então, vamos para o passo seguinte, busque no google e ache os seus principais concorrentes. Tente buscar com uma palavra chave, por exemplo, “bruxismo” e encontre quais são os principais concorrentes para resolver esse problema.

Encontrou? Ótimo! Agora você também precisa identificar quais são os conteúdos que funcionam e os que não funcionam. Lembre-se que o Google é o melhor local para identificar isso, já que lá sempre os melhores conteúdos vão estar ranqueados nos primeiros lugares.

A sua tarefa aqui é entrar em cada um dos seus concorrentes, entender o que eles estão falando e com isso concluir esse primeiro passo de análise.

Planejamento

Agora que você já tem as informações, você já sabe para quem você quer vender, você já sabe o que o seu cliente está procurando e com quem está concorrendo. Já podemos partir para o planejamento.

Vamos definir que tipo de conteúdo e qual estrutura seguir, o que de fato precisa ser escrito. Não se preocupe em ser igual aos seus concorrentes, é importante somente que você consiga extrair o que é válido deles

Conclusão

É muito importante que o profissional de saúde siga se capacitando sobre a evolução das técnicas de harmonização facial que evoluem dia a dia.

Entretanto, não basta ser um excelente profissional se ninguém quiser contratar seus serviços.

Para captar pacientes de harmonização facial siga o passo a passo sugerido nesse artigo.

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