Otimização de Sites para lojas de peças automotivas

Otimização de Sites para lojas de peças automotivas

O perfil do consumidor automotivo mudou, a partir de agora ele não se contenta mais com a mesma publicidade e não tem mais tempo a perder com publicidade e materiais que não atendem às suas necessidades e desejos.

Saiba como aplicar o marketing digital na sua loja de peças automotivas, evitando o “óbvio” e utilizando todos os formulários disponíveis como forma eficaz de atender às expectativas. Descubra aqui como fazer com que os clientes descubram seus produtos e serviços pela Internet!

Melhore o seu site

O site de uma loja de veículos precisa oferecer mais do que apenas uma lista dos carros que estão no pátio. Eles podem ser um meio poderoso para conquistar cliques de clientes que provavelmente não chegariam até o seu negócio se não fosse pela internet.

Pense na navegabilidade, como cada vez mais pessoas navegam por dispositivos móveis, é preciso oferecer a eles uma ótima experiência na sua página.

Isso é lógico, sem se esquecer do cliente clássico que acessa pelo computador. Seu site precisa ser adaptável às diferentes telas e navegadores. O cliente tem como lhe chamar direto pelo whatsapp? Procure fazer o visitante agir, não apenas olhar as páginas e ir embora.
 

Crie um Blog

O blog é um diferencial de marketing digital para lojas que desejam se destacar. Por quê? Eles são um canal para que um vendedor crie conexões duradouras junto ao seu público e para que o Google dê mais relevância para o seu site em relação a concorrência.

Quem compra um carro pela primeira vez, por exemplo, pode ter medo da burocracia envolvida no financiamento do automóvel, ou talvez não saiba muito bem qual é o melhor modelo para seu estilo de vida.

Bons conteúdos certamente irão ajudar o seu cliente a tirar dúvidas e aumentar o seu conhecimento, mas também farão de você uma referência. Por isso, planeje-se bem para manter esse canal sempre atualizado.

Pesquise junto ao público, e à sua equipe de vendedores, quais são as principais dúvidas que seu cliente tem na hora de trocar de carro, o que ele deve procurar (ou evitar) etc. Não se esqueça de deixar uma área de comentários para que seu visitante possa continuar a interação e virar um cliente em potencial.
 

Use os meios digitais para conversar com clientes

E já que estamos falando de interação, uma estratégia de marketing efetiva precisa pensar nos canais digitais para um ótimo atendimento.

Falamos acima sobre a área de comentários do blog como um meio de iniciar uma conversa com a clientela, mas existem ainda muitos outros métodos que devem ser aproveitados.

O e-mail, por exemplo, pode ser usado para trocar informações e dados, enviando orçamentos, fotos e links para anúncios de modelos específicos da sua loja.

E é claro os aplicativos de mensagens como whatsapp estão muito em alta, use-os da maneira certa e terá clientes mais satisfeitos.
 

Faça anúncios em bons sites

As grandes plataformas de anúncios são como mercados lotados de clientes em potencial. Afinal, quem entra ali tem, no mínimo, um interesse em adquirir um veículo. Responda cada contato com a maior rapidez possível e de forma objetiva. Lembre-se de que construir uma relação de confiança é fundamental para que o cliente em potencial se sinta seguro o suficiente para fechar o negócio.

Procure ser honesto e claro no caso de avarias no automóvel ou dívidas, oferecendo boas chances de negociação para não perder a venda. Sempre vale a pena também fazer avaliações periódicas dos portais que você anuncia para ver qual realmente está dando retorno. Pois mais vale anunciar em 5 sites que realmente dão resultado do que em 10 mais ou menos. Lembre-se as vezes menos é mais!

Diversifique os conteúdos

Texto e foto são efetivos para vender carros online. Contudo, isso não significa que eles sejam as únicas maneiras para atrair os clientes. Aproveite todas as possibilidades que o mundo digital oferece para produzir os mais diferentes materiais.

Vai fazer um anúncio? Que tal incluir também um vídeo apresentando o veículo à venda? Dessa forma o cliente terá uma noção mais real e completa do que deseja adquirir. Mostre o barulho do motor, o volume do rádio, acione as coisas disponíveis e tudo aquilo que facilite a decisão de compra.

Em resumo o marketing digital é o conjunto de ações e campanhas feitas usando os meios disponíveis na internet para divulgar marcas, produtos e serviços.

Este é um investimento que vem ganhando força e popularidade a cada dia.
Na verdade, o mundo digital revolucionou a forma como as pessoas se relacionam com empresas de todos os segmentos, já que ninguém mais é obrigado a consumir aquilo que não quer.

No mercado automotivo isso significa que é necessário adequar os meios de oferecer e repensar a forma de atendimento. Na prática: é preciso aprender a usar o mundo digital para posicionar a sua loja e vender para quem deseja comprar ou trocar o veículo.

Via: Garagem 360 e Fator