Manual para iniciantes: Como fazer uma auditoria de SEO passo a passo?

Manual para iniciantes: Como fazer uma auditoria de SEO passo a passo?

Auditoria de SEO é o processo de identificação de problemas ou erros que podem impedir que seu site seja classificado no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Várias etapas compõem uma auditoria de SEO adequada, como: 

  • Certificar-se de que seu site está sendo rastreado, indexado e renderizado corretamente pelo Google
  • Verificar seu site quanto a problemas de SEO na página
  • Examinar o SEO fora da página em busca de possíveis problemas em sites de outras pessoas que se relacionem/vinculem de volta ao seu site
  • Verificar se seu site oferece uma boa experiência do usuário (para usuários de dispositivos móveis e computadores)
  • Otimizar seu conteúdo com palavras-chave
  • Passar um “pente fino” em seu site para encontrar conteúdo duplicado ou de baixa qualidade
  • Criar e atualizar relatórios abrangentes para acompanhar o desempenho do seu site

Por que a auditoria de SEO é importante?

Auditorias de SEO bem feitas são cruciais para ajudar seu site e sua empresa a evitar:

  • Perder tráfego orgânico devido a problemas de integridade do site
  • Perder oportunidades de vendas ou perder a vantagem competitiva em relação a outras marcas
  • Ter seu site indexado incorretamente (o que significa que os usuários não poderão encontrá-lo)
  • Enfrentar penalidades do Google por backlinks prejudiciais

Resumindo, auditar seu site pode revelar problemas que podem estar lhe custando tráfego e vendas.

Dica profissional: certifique-se de que sua auditoria de SEO deixa claros quais são os próximos passos. Agora que você identificou os problemas, é hora de agir.

Ferramentas para fazer uma auditoria de SEO

A boa notícia é que você não precisa de muitas Ferramentas de SEO para realizar uma auditoria de SEO com sucesso. Ao longo do processo de auditoria, usaremos cinco ferramentas principais:

  1. Ferramenta de Auditoria do Site Semrush – Esta ferramenta oferece uma visão abrangente e “top-down” do desempenho do seu site. Aprofundaremos na ferramenta de Auditoria do Site a seguir
  2. Google Analytics – O Google Analytics fornece métricas e dados sobre o desempenho do seu site em seu mecanismo de pesquisa
  3. Google Search Console – O Google Search Console permite que você veja se seu site está indexado corretamente e como ele está aparecendo na SERP
  4. Google PageSpeed Insights – O PageSpeed Insights mede o desempenho da página do seu site para plataformas móveis e desktop
  5. Ferramenta de teste de marcação de esquema do Google – Se você estiver criando um esquema para seu site (aprofundaremos nisto em breve), deve certificar-se de que o código foi criado corretamente, sem erros. A ferramenta de teste de marcação de esquema do Google permite testar e verificar se seu esquema está livre de erros

Como fazer uma auditoria de SEO

Antes de começar a trabalhar no processo de auditoria, vá em frente e execute um rastreamento de site com uma ferramenta de auditoria de site. Temos uma versão gratuita da nossa Ferramenta de Auditoria de Site que pode ajudá-lo a começar, mas qualquer ferramenta de auditoria de site que você se sinta confortável em usar deve funcionar.

Faremos referência aos insights deste relatório à medida que trabalhamos em cada etapa e, dependendo do tamanho do seu site, pode demorar um pouco para ser concluído.

  1. Dirija-se à Ferramenta de Auditoria do Site
  2. Clique em ‘Configurar’ ao lado de um projeto existente ou em ‘Adicionar novo projeto’ no canto superior direito da tela
  3. Preencha as configurações de auditoria do site — as configurações básicas incluem ‘Limite de páginas verificadas’ e ‘Origem de rastreamento’
  4. Você não precisa editar nenhuma configuração, exceto o limite de páginas marcadas – isso dependerá do tamanho do seu site. Em alguns casos, pode ser necessário remover parâmetros de URL, ignorar restrições ou permitir ou proibir determinadas URLs.

5. Inicie a auditoria do seu site e deixe o rastreador rodar; voltaremos a isso em breve

Se ainda não o fez, certifique-se de verificar seu site no Google Search Console. Depois que o rastreamento do site for concluído, você verá um painel que exibe as descobertas:

Agora que analisamos o básico, vamos abordar como realizar uma auditoria de site.

1 – Noções básicas de auditoria de SEO – as coisas que você deve verificar

Vamos começar a auditoria com aquelas coisas que você realmente deve verificar.

São possíveis áreas de problemas que podem impedir que seu site seja rastreado e indexado corretamente ou problemas sérios que podem estar causando áreas de preocupação.

Avalie suas classificações e entenda seus concorrentes

Antes de mergulhar profundamente em uma auditoria técnica ou na página, você precisa entender a concorrência.

Quer você esteja trabalhando em um novo site pela primeira vez ou fazendo auditorias como parte de sua atual estratégia, quanto mais você souber sobre o que outros atores do mercado estão fazendo, maiores serão suas chances de sucesso.

Você precisa comparar as classificações do seu site e o seu desempenho em relação à concorrência.

E você pode fazer tudo isso dentro do conjunto de ferramentas Semrush.

Comparando as classificações do seu site

Se ainda não o fez, você precisa configurar o rastreamento de posição do seu site.

Dirija-se à Ferramenta de Monitoramento de Posição e crie um novo projeto.

Agora você precisa criar sua campanha escolhendo seu local, dispositivo, mecanismo de pesquisa e idioma, além de preencher o nome completo da empresa.

Agora é hora de adicionar suas palavras-chave para acompanhar.

Existem algumas maneiras de adicionar palavras-chave: manualmente, de uma campanha, com a Semrush ou o Google Analytics.

Depois de começar a rastrear, você pode ver como as palavras-chave inseridas estão classificadas.

Para ter uma ideia de como seus concorrentes se comparam às mesmas palavras-chave, acesse o relatório de descoberta de concorrentes.

Entendendo seus concorrentes

Navegue até a ferramenta de Pesquisa Orgânica para obter uma visão mais geral de seus concorrentes.

Insira seu domínio e clique na guia ‘Concorrentes’. Ele preencherá automaticamente um mapa de Posicionamento Competitivo e mostrará um relatório sobre seus 100 principais concorrentes com base no Nível da Competição.

Dica profissional: Nível de competição é uma métrica calculada com base no número de palavras-chave de cada concorrente e no número de palavras-chave comuns de ambos os concorrentes. Sites com muitas palavras-chave em comum são considerados concorrentes.

2. Verifique se há versões duplicadas do seu site no índice do Google

Essa talvez seja a verificação mais básica que você pode executar em seu site, mas é essencial garantir que o Google esteja indexando apenas uma versão do seu site. Confuso?

Seu site pode ficar em:

  • http://www.domínio.com
  • http://domínio.com
  • https://www.dominio.com
  • https://domínio.com

Para um usuário, há pouca diferença aqui (exceto que, nos dois primeiros casos, eles podem receber um aviso de site não seguro em seu navegador).

Para um mecanismo de pesquisa, essas são versões diferentes do site. Seu site deve ter apenas uma única versão indexada e você precisa verificar se há duplicatas. Felizmente, você pode verificar isso facilmente.

A pesquisa mostra os URLs indexados para seu domínio.

Se você vir várias versões do site, há um problema em potencial a ser resolvido.

A alternativa aqui é inserir cada versão de URL em seu navegador. Qualquer que seja a versão que você usar, deve esperar ser redirecionado para uma única. Se não, o 301 pode redirecionar todas as versões para uma única.

Depois disso, é importante realizar uma pesquisa no site. Você também obterá rapidamente uma visão de todos os subdomínios que estão sendo usados, e não é incomum encontrar também versões duplicadas de sites em subdomínios configurados para afiliados.

3. Verifique os URLs indexados do seu site

Esta é uma verificação que você pode executar ao mesmo tempo que a etapa acima, mas que precisa de atenção.

Quando você executar uma “site: search” no Google, observe o número de URLs indexadas.

Você ficará chocado ao ver o número de páginas que o Google indexou.

Se você administra uma loja de comércio eletrônico, quantos produtos são listados? Se você tem um site simples de geração de leads, quantas páginas e posts você tem em seu CMS?

Tudo o que estamos fazendo aqui é uma verificação rápida – o número de resultados indexados é o que você esperaria? Caso contrário, você pode estar enfrentando um problema com páginas de conteúdo duplicadas ou de baixa qualidade que precisa ser resolvido.

Falaremos sobre isso mais tarde no processo de auditoria, mas, por enquanto, é bom saber que você pode desindexar ou impedir que determinadas páginas apareçam nos resultados da pesquisa usando a Ferramenta de remoção do Google Search Console . Observação: essas URLs devem ser de sua propriedade e registradas no Google Search Console.

Por exemplo, não é incomum que uma loja de comércio eletrônico com 5 mil produtos tenha de repente centenas de milhares de URLs indexadas – a causa aqui é geralmente a navegação facetada que é indexável.

Por outro lado, se o resultado for inferior ao esperado, você poderá descobrir que seu site não está sendo rastreado ou indexado como deveria. Exploraremos isso com mais detalhes a seguir.

4. Verifique se há ações manuais

Se o seu site violar Diretrizes de qualidade para webmasters do Google, ele pode receber uma ação manual do Google.

Elas costumavam ser chamadas de penalidades manuais. Isso significa que o ranking do seu site vai cair e você não poderá ranquear tão bem quanto antes até que o Google revogue a ação. Essa ação pode ser para uma página ou em todo o site.

Na pior das hipóteses, todo o seu site será desindexado, e nem será classificado para o nome da sua marca.

Você pode verificar se recebeu uma ação manual no Search Console. Abaixo do menu do lado esquerdo, você verá uma guia ‘Segurança e ações manuais’ e, dentro dela, um link de ações manuais.

Clique nele e você chegará a uma página onde verá o status.

Felizmente, você pode ver uma marca verde que mostra que nenhum problema foi detectado.

5. Analise a velocidade do seu site

A velocidade do site é importante há muito tempo.

Em 2018, o Google lançou uma Atualização de velocidade da página que classificou a velocidade como um fator de ranqueamento de dispositivos móveis.

Em 2021, o Google lançou sua Atualização da experiência da página. Hoje em dia, como muitos já suspeitavam, o UX está mais enraizado no sucesso de SEO do que nunca.

E não podemos negar é que a velocidade é fundamental.

Observando o comportamento do usuário, O Google publicou dados para mostrar que, quanto mais devagar uma página carrega, maior a chance de um usuário abandonar esta página.

É mais importante do que nunca que seu site seja rápido, tanto do ponto de vista de SEO quanto de UX.

Vá para o relatório de desempenho do site no painel de Auditoria do Site.Você também pode ir até o relatório Core Web Vitals, que destaca todos os problemas relacionados à maior exibição de conteúdo (LCP), tempo total de bloqueio (TBT) e mudança de layout cumulativa (CLS).A seguir, passe para o Google PageSpeed Insights para receber recomendações sobre ações específicas a serem tomadas para obter melhorias

6. Confirme se seu site usa HTTPS

Se o seu site não estiver configurado para usar HTTPS, é uma boa ideia fazer a troca. Esse “S” significava “Socket Security Layer”, mas agora é chamado de “Transport Layer Security”.

Simplificando, esse “S” é uma versão criptografada do protocolo HTTP. Ele adiciona uma camada de segurança cibernética para quem visita seu site.

Vá para o relatório HTTPS na Auditoria do Site.

Aqui, você verá uma pontuação para seu site e vários problemas em potencial. Aproveite para resolver quaisquer problemas ou vá para a próxima etapa se esta página exibir apenas marcas verdes.

Note que o HTTPS é um sinal de ranqueamento desde 2014 , e se o seu site ainda roda em HTTP, você precisa implementar um certificado SSL.

Você pode fazer isso gratuitamente com o Let’s Encrypt.

7. Verifique se há problemas de compatibilidade com dispositivos móveis

Vivemos em um mundo que prioriza os dispositivos móveis e, se seu site não for compatível com dispositivos móveis, há uma boa chance de você não estar colocando a experiência do usuário em primeiro lugar.

A compatibilidade com dispositivos móveis é um fator de classificação desde 2015. A realidade é que a maioria dos sites agora são responsivos ou usam versões otimizadas para dispositivos móveis, mas isso não significa que não existam problemas.

E ainda mais importante, a partir de 2021, a compatibilidade com dispositivos móveis se tornou parte da atualização de experiência na página.

Uma ferramenta útil do Google chamada Teste de compatibilidade com dispositivos móveis permite verificar o desempenho das versões mobile dos sites.

No entanto, você também pode conferir a Auditoria do site para verificar alguns problemas de compatibilidade com dispositivos móveis, como AMPs (Accelerated Mobile Pages).

Esas páginas têm um HTML simplificado para acelerar o tempo de carregamento.

Navegue até o relatório de páginas rastreadas e filtre por “Links AMP”. Quaisquer problemas em seu site aparecerão.

Você também pode acessar o relatório Estatísticas para verificar se seu site tem AMPs.

É importante saber se você tem várias versões de uma página (como uma AMP e uma não AMP) porque você precisará configurar uma tag canônica para apontar para a página preferida.

8. Analise e resolva outros problemas de indexação

Acesse o Google Search Console e vá para a página Cobertura na guia Índice.

Aqui, você pode obter informações sobre erros de cobertura e páginas excluídas e ver páginas válidas ou com avisos.

Se você vir erros aqui, significa que há problemas que possivelmente impedem que seu site seja rastreado e indexado corretamente. Você precisa resolver esses problemas o mais rápido possível.

Erros comuns incluem:

  • Páginas que têm um atributo noindex e estão inseridas em um mapa do site
  • Páginas bloqueadas de serem rastreadas em seu arquivo robots.txt, mas que estão incluídas em um mapa do site
  • Páginas 404 que estão em um mapa do site

Se você vir erros e tiver identificado a causa, precisará corrigi-los.

URLs excluídos

Nesse relatório, você também verá uma lista de URLs excluídos. Estas são páginas que não estão atualmente no índice do Google e podem incluir:

  • Páginas excluídas com um atributo noindex
  • Páginas que redirecionam
  • Anomalias de rastreamento
  • Problemas de canonização
  • Páginas rastreadas, mas não indexadas
  • Erros de páginas não encontradas (404)
  • Páginas bloqueadas pelo arquivo robots.txt

Essas exclusões podem acontecer por vários motivos e nem sempre precisam ser corrigidas. Por exemplo, você pode ter migrado recentemente para um novo site. Devido à migração, seriam esperados redirecionamentos. Você também pode estar bloqueando a navegação facetada usando tags noindex.

Analise o relatório e atue nas áreas de preocupação. Você pode aprender mais como fazer isso aqui

9. Entenda a experiência na página do seu site

Já mencionamos acima a atualização do Google Page Experience, especificamente sobre a velocidade do site e a compatibilidade com dispositivos móveis.

Em suma, a experiência do usuário (finalmente) passou a ser usada como fator de classificação.

Mas o que são Core Web Vitals?

Web Vitals é uma iniciativa lançada pelo Google em maio de 2020 para dar uma orientação unificada a sinais de qualidade essenciais para oferecer uma ótima experiência ao usuário.

Desde 2021, os Web Vitals passaram a ser um fator de classificação. Os principais Web Vitals que você precisa conhecer são:

Você verá o relatório relacionado a dispositivos móveis e computadores e, abrindo um desses relatórios, terá informações detalhadas sobre os problemas que existem em relação a URLs ruins e aquelas que precisam ser aprimoradas.

10. Audite seu SEO On-Page

O SEO On-Page está relacionado a ações como:

  • Otimizar title tags, meta descrições e header tags
  • Adicionar alt texto úteis às imagens
  • Criar de conteúdo otimizado
  • Construir uma estrutura de links internos

É fundamental auditar os elementos de SEO On-Page porque trata-se de oportunidades de otimização que estão sob seu controle.

A boa notícia é que você pode contar com o On Page SEO Checker para fazer isso. Basta configurá-lo para o seu site na aba de Projetos e receba uma lista com ideias de otimização

Links internos quebrados criam uma experiência ruim para o usuário. Quando uma pessoa clica em um link no seu site, ela espera ser direcionada para essa página, sem se deparar com um erro 404. Mas mais do que isso, também envia sinais negativos em relação à qualidade do seu site para os mecanismos de busca.

Você pode encontrar links internos quebrados como destaque na aba ‘Problemas’ na ferramenta de Auditoria do Site.

12. Limpe o mapa do site (sitemap)

O sitemap XML do seu site mostra ao Google as principais páginas que devem ser indexadas.

No relatório de auditoria do site, você pode consultar os problemas relacionados a URLs incorretas no sitemap na aba ‘Erros’.

Esses erros são acionados se seu arquivo de mapa do site contém URLs que levam a páginas com o mesmo conteúdo, redirecionam para uma página diferente ou retornam códigos de erros diferentes de 200.

Priorize a remoção de todas as páginas incorretas do seu sitemap.

13. Verifique seus redirecionamentos

Não é incomum encontrar problemas com redirecionamentos, e encontrá-los e corrigi-los geralmente é bastante rápido.

O relatório de auditoria do site destaca vários problemas de redirecionamento.

Cadeias e loops de redirecionamento

Podem ocorrer problemas de rastreamento se os redirecionamentos não estiverem configurados corretamente. Exemplos comuns de uso incorreto desse recurso são as cadeias e loops de redirecionamento.

Você os verá destacados na aba ‘Problemas’.

Redirecionamentos temporários

Em quase todos os casos, você deve usar redirecionamentos 301 em vez de 302. Enquanto o 301 é um tipo permanente de redirecionamento, o 302 é algo mais temporário. Se você pensa em manter as páginas onde estão a longo prazo, o redirecionamento 301 é a melhor escolha.

Verifique o relatório de auditoria do site para encontrar redirecionamentos temporários e, se forem páginas que deveriam ter redirecionamento permanente, atualize-as para 301 em vez de 302.

Auditoria do conteúdo do site

O conteúdo é o principal elemento quando falamos em SEO. É ele que mantém os visitantes do seu site engajados. Portanto, é essencial garantir que seu conteúdo seja completo, útil e otimizado para mecanismos de busca.

Em seguida, abordaremos como fazer um trabalho de diagnóstico no seu conteúdo e como você pode corrigir os problemas que forem detectados na sua auditoria.

14. Encontre e corrija conteúdos duplicados

Conteúdos duplicados podem impedir seu site de ranquear melhor, pois isso pode enviar sinais confusos para os buscadores.

Afinal, qual página deve ser considerada pelo algoritmo quando existe outra igual a ela? Em alguns casos, o conteúdo duplicado também pode ser visto como uma tentativa de manipular o ranqueamento. No entanto, este é um problema menor.

Você pode encontrar problemas relacionados conteúdo duplicados na aba ‘Problemas’ do relatório de auditoria do site.

Se for necessário reformular alguma parte do seu conteúdo, a ferramenta oferece alternativas para reescrever certas frases.

15. Identifique conteúdos de baixa qualidade

Embora não seja um fator de ranqueamento direto, é importante garantir que seu conteúdo ofereça informações úteis e relevantes sobre o tema que você está tratando.

Conteúdos de baixa qualidade são aqueles que oferecem pouco ou nenhum valor para usuários e ferramentas de busca. Geralmente, são conteúdos muito curto. Esses materiais muito provavelmente não ajudarão você a converter usuários e pode levá-los a abandonar seu site.

Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre um texto sobre “lentes para catarata”, faz sentido focar nos detalhes sobre as lentes e os procedimentos disponíveis no mercado para informar as pessoas que estejam procurando esse tipo de solução.

No entanto, se você que falar sobre uma marca de ração para cachorro e gostaria de enfatizar os benefícios do produto, esse assunto pode ser mais curto e direto e, mesmo assim, ser útil e relevante para o leitor.

Isso posto, é importante que você identifique as páginas com conteúdos de baixa qualidade e resolva esses problemas. Existem duas soluções:

  • Melhorar os conteúdos, deixando-os mais informativos
  • Adicionar um atributo noindex para evitar que as páginas sejam indexadas pelos buscadores

Novamente, você verá esses problemas sinalizados na aba ‘Erros’ na ferramenta de auditoria do site; eles aparecem destacados como páginas com baixa quantidade de palavras.

16. Corrigir páginas órfãs

Páginas órfãs são páginas do seu site que não estão vinculadas a nenhuma outra.

Basicamente, se uma página não está vinculada a nenhuma outra, isso significa que ela não recebe nenhum tipo de autoridade por meio de links internos e pode ser considerada, em casos raros, uma página de gateway.

Na Semrush, você pode encontrar páginas que existem no seu sitemap XML, mas que não estão vinculadas a nenhuma outra página.

Vá até o relatório de links internos para localizar quaisquer páginas órfãs ou páginas com apenas um link interno.

A solução mais rápida para esses problemas é adicionar páginas-chave à navegação do seu site ou adicionar pelo menos um link interno que leve para essas páginas em algum outros conteúdo do site.

17. Compare o conteúdo das suas páginas com melhor ranqueamento e analise a intenção de busca do usuário

A intenção de busca é um dos elementos de SEO que vai tem se destacado nos últimos tempos.

Analise as páginas mais bem classificadas para as palavras-chave que você deseja ranquear. Se você notar uma diferença gritante entre seu conteúdo e as páginas que estão nas primeiras posições do Google, você precisará fazer alterações levando em consideração a intenção de busca dos usuários.

Será que você se aprofundou o suficiente no tema? Talvez os usuários estejam procurando um tipo de conteúdo, mas você está oferecendo outro completamente diferente.

Se você está tendo dificuldades para identificar a intenção de busca para um termo específico, nossas ferramentas de pesquisa de palavras-chave conseguem indicar a intenção por trás de cada uma delas: Transacional (T), Comercial (C), Navegacional (N) ou Informativa (I).

Os links continuam sendo um fator-chave de ranqueamento. Sendo assim, além de planejar uma estratégia de link building, você também pode verificar links potencialmente tóxicos por meio do Backlink Audit .

Nem todos os links ajudam você a ranquear. Se o Google considerar que um link no seu site é uma tentativa de manipular seu posicionamento, isso será considerado como uma violação às diretrizes para webmasters.

Durante a auditoria de SEO, é importante que você verifique se há links tóxicos no seu site. Se você quer saber mais sobre backlinks tóxicos, preparamos um guia prático para te ajudar.

Você pode usar a ferramenta Backlink Audit para identificar links tóxicos e exclui-los para evitar um impacto negativo no desempenho do seu site.

Backlinks podem ser considerados tóxicos por vários motivos (que você pode filtrar na aba ‘Auditoria’ da ferramenta). Alguns fatores negativos que influenciam o nível de toxicidade de um backlink incluem:

  • Backlinks provenientes de sites não indexados
  • Backlinks de sites com muitas páginas espelhadas
  • Backlinks provenientes de diretórios de links

Existem também outros fatores potencialmente prejudiciais que a ferramenta apresenta. Isso é especialmente útil se você estiver tentando se antecipar a possíveis problema com seus backlinks.

Enquanto o Google tende a ignorar backlinks “ruins” – desde que você não tenha comprado os links ou participado de qualquer esquema de backlinks -, vale a pena examiná-los .

No topo da página Backlink Audit, você encontrará descrições dos três principais componentes para construir um bom perfil de backlinks:

  • Entre em contato com os proprietários do site para solicitar a remoção de backlinks tóxicos: Esta é a maneira mais direta de lidar com backlinks tóxicos (de acordo com a recomendação do Google)
  • Rejeite os backlinks mais tóxicos: Para aqueles links que são realmente tóxicos (têm uma toxicidade muito alta), você fazer o mecanismo de busca rejeitar qualquer relação do seu site com a página que está originando esse backlink
  • Permita bons backlinks: Assim como você deve banir backlinks tóxicos, você também pode marcar bons backlinks para que eles não sejam rejeitados sem querer ou que você acabe pedindo para o proprietário do site removê-los

Se você tem um site maior, você tem muitos backlinks para verificar. Felizmente, nossa ferramenta facilita a filtragem de acordo com diferentes fatores para que você possa tornar a lista mais fácil de gerenciar.

Digamos que você queira eliminar os backlinks com toxicidade mais alta. Na aba ‘Auditoria’, você pode identificá-los.

Depois de revisar as URLs, você tem três opções para selecionar:

  1. Enviar para a lista de permissões: Para backlinks que não são tóxicos
  2. Mover para a lista de remoção: Backlinks que você deseja que sejam removidos de outros sites. A ferramenta fornece as informações de contato do proprietário do domínio. Depois de mover os links, a você encontra uma mensagem de rascunho para ajudar você a economizar tempo escrevendo os e-mails.
  3. Enviar para a lista de rejeição: Esses backlinks são aqueles que você deseja evitar no seu site. Depois de montar uma lista com os backlinks que você deseja rejeitar, você pode preparar um arquivo que para enviar para a Disavow Tool do Google .

Pontos finais importantes de uma auditoria de site

Fazer uma auditoria de SEO pode ajudá-lo a montar uma estratégia mais sólida no início de um novo projeto e é uma parte fundamental do sucesso do seu site.

Corrija os problemas que estejam prejudicando o desempenho do seu site. Você também pode fazer auditorias em outras áreas, mas os passos que vimos neste guia já vão ajudá-lo a ter uma noção mais concreta sobre a situação atual do site.