SEO Mobile, O que é e como otimizar seu website ou ecomerce para dispositivos móveis

Pesquisas apontam que a grande maioria das pessoas utilizam dois celulares. Já reparou na quantidade de pessoas que utilizam smartphones e tablets atualmente? O Google sim e está cada vez mais de olho nos usuários de celular.

Um dos fatores mais importantes para o SEO hoje é a otimização de sites para os dispositivos mobile. Confira neste post tudo sobre SEO para Mobile e como otimizar seu site para dispositivos móveis.

SEO Mobile são práticas para otimizar qualquer site para que as pessoas possam acessá-lo através dos dispositivos móveis com a melhor experiência(usabilidade, navegabilidade e acessibilidade) possível, e para isso deve-se aplicar algumas métricas que vamos falar logo à seguir, mas antes, se você ainda não sabe o que é SEO. ◄ Confira!

COMO O SEO MOBILE FUNCIONA?

Alguns fatores precisam estar bem configuradas para que o SEO Mobile funcione de forma adequada, e uma delas é o Mobile-First Index, dando a devida importância para otimização de sites para aparelhos móveis como um fator importante de posicionamento na busca orgânica do Google.

Por isso construa uma boa estrutura de SEO para o seu site, desenvolva-o já pensando nos dois, tanto para computador como para celular/tablet.

PRINCIPAIS PONTOS DO SEO MOBILE QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER

A velocidade deve ser um dos fatores mais importantes para SEO Mobile. O recomendado é que o tempo de carregamento da página seja inferior a 4 segundos, sendo que os sites favoritos da Google são os que carregam em até 3 segundos.

Ao responder essas perguntas, fica muito mais fácil ter insights de quais palavras-chave estão mais alinhadas ao comportamento do usuário e assim, criar conteúdos que sejam realmente relevantes para ele. Fique atento ao SEO Mobile, como otimizar seu site para dispositivos móveis, pois essas dicas são essenciais para você aplicar no dia a dia do SEO.

Ainda que você utilize ferramentas para pesquisar palavras-chave, é importante que imagine quais seriam as prováveis buscas em canais móveis. E, ao determinar que tipos de pesquisa realizam, alinhe também suas expectativas com relação ao seu site.

Se alguém buscar por “camisetas femininas”, por exemplo, e encontrar sua página, essa pessoa conseguirá realizar uma compra na versão mobile?

  • Otimize imagens e vídeos: Não utilize arquivos em formato Flash (que não são legíveis por iPhones, por exemplo) e coloque-os no site sempre em um formato leve para garantir uma rápida exibição. Além disso, para promover uma melhor usabilidade, verifique se o conteúdo e as imagens da página não ficam sobrepostos.
  • Reduza a velocidade de carregamento da página: Considerando possíveis problemas de hardware e conectividade, a velocidade de carregamento de páginas é ainda mais importante em dispositivos móveis, e é um fator principal para posicionamento.

Reduzir o tamanho dos arquivos de imagem, por exemplo, pode ser uma boa estratégia. Inclusive, você pode utilizar o Google Page Speed Insights para descobrir se seu site carrega rapidamente.

  • Melhore resultados sobre buscas locais: Certifique-se que seu site contenha metadados com informações de seu negócio/empresa, como endereço correto, localização por coordenadas, números de telefone para contato e horários de atendimento.

FUJA DOS ERROS FATAIS AO FAZER O SEO MOBILE

Os maiores erros do SEO Mobile, segundo o próprio Google, é fazer redirecionamentos impróprios e também apresentar erros no celular. Você precisa oferecer algo prático e uma solução conveniente para seu usuário.

Então, quando alguém acessa o seu site e se depara com uma página difícil de navegar, com o carregamento de vídeo comprometido ou então diversos anúncios aparecendo, por exemplo, isso pode prejudicar demais a experiência do visitante. E consequentemente você pode ter um resultado negativo em seus rankings.

Se coloque no lugar do usuário sempre: imagine como pode ser inconveniente aterrissar em um site assim. Faça um teste do seu site em diversos celulares e em diferentes navegadores, e você vai ver como ele aparece de verdade e como é a experiência das pessoas que estão acessando pelo dispositivo móvel.

Uma ferramenta para facilitar o seu trabalho seria o Mobile Redirect Viewer, que faz uma verificação para ver se contém redirecionamentos não importantes. Outra ferramenta seria usar o Google Search Console para encontrar erros de aparência do site em celulares.

CONFIRA OUTRAS POSSIBILIDADES QUE VOCÊ PODE USAR PARA OTIMIZAÇÃO:

Você pode utilizar o AMP, para construir uma página Mobile e garantir uma velocidade de carregamento melhor no seu site.

Utilizar ferramentas de Cache como W3 Total Cache e Autoptimize seria de grande ajuda também. Você precisa sempre otimizar seus códigos em CSS e JS, pois o Google sempre aponta eles caso não estejam bem desenvolvidos.

Uma das armadilhas que os desenvolvedores tendem a cair é replicar seu site inteiro para o formato móvel. Isso já não funciona mais.

Um dos segredos de quem se destaca no SEO Mobile é acertar em cheio também no conteúdo, que deve ser planejado e desenvolvido para conquistar e manter atento um visitante muito mais distraído.

O que significa que você poderá ter que refazer tanto texto, quanto imagens e informações de produtos, deixando tudo ainda mais claro e direto. A posição dos elementos também pode ficar diferente e todo cuidado é pouco na hora de inserir os “call to actions”.

PRIORIZE O QUE É MAIS IMPORTANTE, A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE!

É extremamente importante lembrar que otimizar seu site para celular significa adaptar seu site tanto para motores de busca como também para usuários da internet.

Em outras palavras, ao invés de priorizar um único objetivo, opte por criar tanto um site mobile que forneça uma boa experiência para os visitantes reais, como também para os robôs dos motores de busca.

Se você estiver com dificuldades na otimização do SEO Mobile em seu site, entre em contato com uma agência de marketing digital que possua especialista aptos a te ajudar com a otimização de sites para mecanismos de busca, além oferecer diversas soluções para melhorar a performance do seu negócio na internet.